0º C

16 : 45

Investimento chinês em Angola já ultrapassou os 24 mil milhões de dólares, sublinha embaixador

O investimento chinês em Angola já excedeu os 24 mil milhões de dólares. O anúncio foi feito pelo embaixador da China em Angola, Zhang Bin, quando discursava na cerimónia de celebração do 75.º aniversário da fundação da China, que decorreu esta Quinta-feira, em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

Citado num comunicado do parlamento, a que o VerAngola teve acesso, o embaixador chinês avançou que o “volume acumulado de investimento de empresas chinesas em Angola ultrapassou os 24 mil milhões de dólares”.

Assim, considerou: “As sementes de amizade lançadas pela China e Angola, durante a luta de libertação e de reconstrução nacional, já se transformaram em árvores imponentes hoje”.

Na ocasião, o diplomata disse igualmente que o “reforço da parceria estratégica com Angola continua a ser prioridade” para o seu país, tendo acrescentado que “Angola é parceiro de cooperação estratégica da China em África”.

O embaixador aproveitou ainda a ocasião para lembrar que os dois países assinaram “acordos nos mais variados domínios, tendo elevado as relações bilaterais à Parceria de Cooperação Estratégica Global”.

Já falando em termos continentais, Zhang Bin referiu que a China vai trabalhar, nos próximos anos, com o continente africano para alcançar a modernização.

“A China vai, nos próximos três anos, trabalhar com África para implementar 10 acções de parceria para a modernização, com base nos eixos da prosperidade comercial, cooperação de cadeia produtiva, conectividade, cooperação de desenvolvimento, saúde, agricultura, bem-estar do povo, intercâmbio entre os povos, desenvolvimento verde e de segurança comum”, lê-se no comunicado, que acrescenta que “para o efeito, o governo chinês prevê fornecer um apoio financeiro de 360 mil milhões de yuan, entre outros investimentos”.

Na cerimónia estiveram presentes várias entidades, desde deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, representantes de partidos políticos, entre outros, e contou com diferentes momentos culturais.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.