0º C

17 : 02

Bispo da Diocese do Kuito-Bié toma posse hoje na Praça João Paulo VI

O novo Bispo da Diocese do Kuito-Bié, Dom Vicente Sanombo, ordenado no dia 23 de Junho, na cidade do Huambo, toma posse, hoje, na cidade do Cuito, numa cerimónia a ser dirigida por Dom José Imbamba, presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

Transcorridos dois anos desde o falecimento de Dom José Nambi, que dirigiu os destinos da Diocese do Kuit-Bié por 26 anos, os fiéis católicos têm, a partir de hoje, um novo bispo.

A aparição de Dom Vicente Sanombo para os fiéis acontece pela manhã de hoje, na Praça Papa João Paulo VI, local que acolhe, inicialmente, a missa campal e, depois, a tomada de posse.

Dom Vicente Sanombo foi nomeado pelo Papa Francisco, a 28 de Março, para substituir Dom José Nambi, falecido em Outubro de 2022, por doença.

Antes de ser nomeado chefe da Igreja Católica no Bié, o sacerdote desempenhava funções de pároco da Sé Catedral do Huambo, desde 2009, e vigário-geral da Arquidiocese do Huambo, em 2010, sendo depois indicado para bispo assessor da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Nascido no Bailundo, província do Huambo, a 23 de Outubro de 1964, Dom Vicente Sanombo torna-se no quinto bispo da Diocese do Kuito-Bié, depois de Dom Armando Amaral dos Santos, Dom Manuel Pedro Pires, Dom Luís António e Dom José Nambi. O prelado concluiu os estudos em Filosofia e Teologia no Seminário do Cristo Rei, no Huambo, e é também licenciado em Sagradas Escrituras pelo Pontificado Instituto Bíblico, em Roma, Itália.

Programa da cerimónia

De acordo com o padre Moisés Cawaia, da subcomissão de comunicação da Diocese do Kuito-Bié, estão criadas todas as condições para a recepção do prelado católico.

“Toda a moldura humana e material está disponível para o tão esperado dia, que marca o início de uma nova era (na diocese). O povo do Bié clamava, faz algum tempo, pela presença do seu pastor”, disse.

A cerimónia de tomada de posse vai ser testemunhada por membros do Governo local e da província do Huambo e várias individualidades, entre as quais a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, e o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

Também vão juntar-se ao acto fiéis vindos de diversos pontos do país, nomeadamente das províncias do Huambo – terra natal de Dom Vicente Sanombo –, de Luanda, Cuando Cubango, Moxico, Lunda-Norte, Lunda-Sul e de Benguela.

C/JAO