0º C

01 : 36

Investimento de quatro milhões garante primeira fábrica de peças para automóveis no país

O Bengo assistiu esta Quinta-feira à inauguração da unidade fabril da Phaeton Industry, que se torna assim na primeira fábrica de peças para automóveis no país. O empreendimento representa um investimento privado inicial de quatro milhões de dólares, garantindo 59 postos de trabalho, maioritariamente nacionais.

Registro autoral da fotografia

Há 11 horas
2 minutos de leitura

A unidade, que se situa no Parque Industrial da Sino-Ord, município da Barra do Dande, foi inaugurada pela governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.

A fábrica utiliza como principais matérias-primas insumos locais, incluindo areia para moldagem e ferro-gusa produzido nacionalmente. Nesta fase inicial, a produção foca-se na fabricação de discos e tambores de travão para viaturas ligeiras de marcas japonesas e coreanas, com uma capacidade diária de fabrico de aproximadamente 1000 peças.

A empresa tem como objectivo fornecer o mercado angolano, mas também a exportação, estando já pronta uma remessa de oito contentores que têm como destino a Nigéria.

A Phaeton Industry projecta já uma segunda fase de expansão, que prevê um investimento adicional entre 4 e 5 milhões de dólares, com o objectivo de aumentar a produção para 6000 peças por dia e iniciar também a produção de calços de travão.

Durante a cerimónia, a governadora expressou a sua satisfação para com a iniciativa, destacando os ganhos económicos e sociais proporcionados pelo projecto, que contribuirá para a redução do desemprego, valorização da matéria-prima nacional, aumento das exportações e reforço das receitas fiscais, tanto para o país quanto para a província.

A inauguração contou com a presença dos dois vice-governadores da província, José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz e do administrador municipal da Barra do Dande, João Jordano Cristóvão. Estiveram ainda presentes o director nacional da Indústria, Evaristo Baptista, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Katendi, além de outros membros do Governo Provincial e convidados.

C/VA