0º C

20 : 36

Acordo com a Toyota abre caminho à construção do Porto do Amboim

A visita oficial do Presidente João Lourenço ao Japão resultou na assinatura de dois memorandos de entendimento que poderão marcar um novo ciclo na cooperação bilateral. Entre os projectos acordados destaca-se a realização de estudos para a construção do Porto de Águas Profundas do Amboim, considerado uma peça chave para o reforço da rede logística nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

O primeiro memorando foi rubricado entre o Ministério dos Transportes e as empresas japonesas Toyota Tsusho Corporation e Toa Corporation. O objectivo é avançar com o planeamento do futuro porto, uma infraestrutura que se pretende complementar ao Porto do Namibe, actualmente com um papel central na estratégia marítima do país.

O segundo acordo envolve a CFAO Mobility Angola e visa a criação da CFAO Academy Angola, um centro de excelência orientado para a formação de quadros nacionais no sector automóvel. A iniciativa pretende fortalecer o capital humano angolano, ao mesmo tempo que contribui para a diversificação da economia.

Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, os entendimentos alcançados confirmam a consolidação da parceria estratégica com o Japão e representam “um passo decisivo” no caminho da modernização logística e da valorização de competências.

O Executivo sublinha que a conjugação entre infraestruturas modernas e investimento em formação especializada cria condições para atrair mais investimento privado, reforçar a competitividade nacional e consolidar plataformas estratégicas como o Porto do Namibe.