0º C

17 : 08

Jornalistas dos órgãos públicos pressionam Governo com ameaça de greve

Os jornalistas dos órgãos públicos de comunicação social podem avançar para uma greve geral já no início de Setembro, caso não sejam cumpridos os compromissos assumidos no caderno reivindicativo, alertou esta terça-feira o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA).

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

A decisão será discutida em assembleia-geral marcada para o dia 2 de Setembro, em Luanda, com um único ponto na agenda: a deliberação sobre a convocação da greve.

De acordo com André Mussamo, porta-voz da Comissão Negocial do Sindicato, a data foi escolhida de forma estratégica, uma vez que até lá será possível avaliar se as entidades empregadoras cumpriram ou não o aumento salarial de 58%, acordado para entrar em vigor a partir de Agosto.

O sindicalista sublinhou que, até ao momento, os salários pagos não correspondem ao que foi firmado, pelo que os profissionais mantêm a possibilidade de recorrer à paralisação como forma de pressão.

Ainda assim, o SJA assegura estar disponível para novas rondas de diálogo com a entidade patronal, na expectativa de evitar o recurso à greve.