Dois anos depois, Angosat-2 ainda luta para “pagar conta” de 320 milhões de dólares
Dois anos após o seu lançamento com pompa e circunstância, o satélite angolano Angosat-2 ainda não conseguiu justificar o investimento de 320 milhões de dólares. Até ao momento, as receitas geradas rondam apenas 30 milhões, valor considerado “muito aquém do desejado” pelas autoridades do sector.

Registro autoral da fotografia
O dado foi revelado por Lumonansoni André, coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que reconheceu que o retorno económico do projecto “ainda não cobre o investimento feito”.
Segundo o responsável, 90% dos serviços da banda C do satélite já foram vendidos, enquanto a banda KU, que cobre a região austral, está comercializada em cerca de 36%. A banda KA, por sua vez, ainda não foi explorada, o que representa, segundo o técnico, “uma margem de crescimento significativa para os próximos anos”.
Apesar do fraco retorno financeiro, o coordenador mantém o optimismo: “Ainda temos muitas capacidades para vender. Acreditamos que, nos próximos anos, será possível recuperar o investimento realizado.”
Entre os principais clientes do Angosat-2 estão grandes operadores nacionais, como a Angola Telecom, MSTelecom, Infrasat, ITA e o Grupo Paratus, que compram capacidade de banda e revendem a operadoras como a Unitel e a Movicel, responsáveis pela distribuição dos serviços ao consumidor final.
Mas os impactos do satélite vão além das telecomunicações. De acordo com Lumonansoni André, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) tem utilizado o Angosat-2 para apoiar projectos tecnológicos em várias áreas:
- Cobrança de impostos: a plataforma digital da Administração Geral Tributária (AGT) permite hoje monitorizar mais de 11 milhões de habitações, contra apenas 400 mil no passado;
- Controlo ambiental: a tecnologia TecEcologia auxilia o Governo na detecção de derrames de petróleo e no combate à poluição marítima;
- Mineração e agricultura: ferramentas como TecMinas e TecAgro usam imagens de satélite e inteligência artificial para prevenir acidentes mineiros e melhorar a produtividade agrícola.
Confrontado com as críticas de cidadãos que dizem não sentir benefícios directos do satélite, o responsável esclareceu que o GGPEN apenas comercializa a capacidade espacial, cabendo às empresas parceiras a responsabilidade de levar os serviços ao utilizador final.
“Vendemos as capacidades, mas não interferimos na gestão interna das empresas. O nosso papel é garantir infra-estruturas espaciais sólidas e formar quadros para criar uma verdadeira cadeia de valor no sector”, explicou.
As declarações foram feitas à Angop, no âmbito da Semana Mundial do Espaço, celebrada de 4 a 10 de Outubro, onde Angola apresentou ao mundo os progressos do seu Programa Espacial Nacional.
Notícias que você também pode gostar
Foi lançada a pedra que marca o início da construção de uma fábrica de atum no município do Mussulo, em Luanda, cuja cerimónia contou com a presença do administrador municipal do Mussulo, Baudílio Vaz.
Há 2 dias
A empresa angolana Bwadjiangue, abriu uma linha de montagem de tractores no município de Moçâmedes (Namibe), contribuindo assim para o reforço da mecanização agrícola na província.
Há 2 dias
A Assembleia Nacional de Angola reprovou, esta Quinta-feira, os projectos de lei de alteração à Lei de Protecção de Dados e de Financiamento aos Partidos Políticos, iniciativas da UNITA, que, no entender MPLA, contêm “graves insuficiências legais”.
Há 2 dias
O Presidente da República, João Lourenço, manifestou solidariedade à chefe de Estado interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na sequência do terramoto que causou até agora 235 mortos e elevados danos materiais.
Há 2 dias
A diplomacia angolana perdeu uma das suas figuras mais experientes. Carlos de Lemos Sardinha Dias, embaixador de Angola em Cuba, morreu este domingo, na Cidade do Panamá, aos 64 anos, vítima de doença, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Há 5 dias
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse esta segunda-feira a Marcos André Pedro Garcia como novo vice-governador do Cuanza Norte para os sectores Político, Social e Económico, numa mudança que reforça a equipa de governação da província.
Há 5 dias
O Ministério do Interior prepara-se para avançar com um dos maiores processos de recrutamento dos últimos anos, com a abertura de um concurso público para a admissão de cerca de 7000 novos efectivos, anunciou o ministro Manuel Homem, garantindo que o processo é uma certeza e que os detalhes serão divulgados em breve.
Há 5 dias
O debate sobre as reparações pela escravatura entrou numa nova fase após líderes africanos e caribenhos reunidos no Gana terem lançado um apelo contundente aos antigos impérios coloniais europeus para que apresentem pedidos formais de desculpa e avancem com compensações pelos séculos de tráfico de africanos escravizados.
Há 1 semana
Foi lançada a pedra que marca o início da construção de uma fábrica de atum no município do Mussulo, em Luanda, cuja cerimónia contou com a presença do administrador municipal do Mussulo, Baudílio Vaz.
Há 2 dias
A empresa angolana Bwadjiangue, abriu uma linha de montagem de tractores no município de Moçâmedes (Namibe), contribuindo assim para o reforço da mecanização agrícola na província.
Há 2 dias
A Assembleia Nacional de Angola reprovou, esta Quinta-feira, os projectos de lei de alteração à Lei de Protecção de Dados e de Financiamento aos Partidos Políticos, iniciativas da UNITA, que, no entender MPLA, contêm “graves insuficiências legais”.
Há 2 dias
O Presidente da República, João Lourenço, manifestou solidariedade à chefe de Estado interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na sequência do terramoto que causou até agora 235 mortos e elevados danos materiais.
Há 2 dias
A diplomacia angolana perdeu uma das suas figuras mais experientes. Carlos de Lemos Sardinha Dias, embaixador de Angola em Cuba, morreu este domingo, na Cidade do Panamá, aos 64 anos, vítima de doença, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Há 5 dias
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse esta segunda-feira a Marcos André Pedro Garcia como novo vice-governador do Cuanza Norte para os sectores Político, Social e Económico, numa mudança que reforça a equipa de governação da província.
Há 5 dias
O Ministério do Interior prepara-se para avançar com um dos maiores processos de recrutamento dos últimos anos, com a abertura de um concurso público para a admissão de cerca de 7000 novos efectivos, anunciou o ministro Manuel Homem, garantindo que o processo é uma certeza e que os detalhes serão divulgados em breve.
Há 5 dias
O debate sobre as reparações pela escravatura entrou numa nova fase após líderes africanos e caribenhos reunidos no Gana terem lançado um apelo contundente aos antigos impérios coloniais europeus para que apresentem pedidos formais de desculpa e avancem com compensações pelos séculos de tráfico de africanos escravizados.
Há 1 semana












