0º C

07 : 32

Huawei acelera em Angola: 7 mil jovens serão formados em tecnologias de ponta

A gigante chinesa Huawei anunciou a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Angola, num investimento que promete revolucionar o acesso à tecnologia no país e formar 7 mil jovens talentos angolanos até 2027.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

O anúncio foi feito esta quinta-feira, em Luanda, pelo director-geral da Huawei para os países lusófonos, António Hou, após uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, à delegação da multinacional tecnológica.

De acordo com um comunicado do CIPRA, o futuro centro será criado em parceria com universidades nacionais e terá como foco a investigação em conectividade, inteligência artificial e novas tendências tecnológicas, colocando Angola no mapa da inovação digital em África.

“A tecnologia não é um privilégio, é para todos, sem deixar ninguém para trás”, declarou António Hou, garantindo que a Huawei vai continuar a apoiar projectos ligados à educação, saúde e universalização da Internet.

Embora os valores do investimento ainda não tenham sido revelados, a multinacional assegura que a decisão de avançar já está tomada. Além do centro, a empresa recordou que inaugurou recentemente a Academia Huawei para África, considerada um marco no reforço da cooperação tecnológica no continente.

No plano de formação, a Huawei prevê a criação de um programa conjunto com instituições de ensino superior angolanas já em 2025. Cinco estudantes nacionais distinguidos em competições internacionais de tecnologias de informação viajarão ainda este mês para a China, onde terão acesso a formação avançada.

Fundada em 1987, a Huawei é líder mundial em infra-estruturas de rede 5G e telecomunicações, estando presente em mais de 170 países.