0º C

04 : 37

Tragédia em Malanje: colisão entre autocarros causa três mortos e 30 feridos

Velocidade excessiva e estrada escorregadia apontadas como causas do acidente em Quizenga

Registro autoral da fotografia

Há 14 horas
2 minutos de leitura

Um violento acidente de viação ocorrido na localidade de Quizenga, município de Pungo-a-Ndongo, província de Malanje, provocou três mortos e trinta feridos, segundo o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

O sinistro envolveu dois autocarros de transporte interprovincial de passageiros, ambos provenientes da Lunda Sul e com destino a Luanda. As autoridades indicam que o excesso de velocidade, aliado ao pavimento escorregadio, esteve na origem do despiste e capotamento das viaturas.

As equipas de socorro chegaram rapidamente ao local e transportaram os feridos para duas unidades hospitalares: o Hospital Municipal de Cacuso e o Hospital Geral de Malanje, onde receberam assistência médica.

De acordo com o responsável do serviço de cirurgia e ortotraumatologia do Hospital Geral de Malanje, a maioria das vítimas encontra-se em estado estável, embora um dos pacientes apresente ferimentos graves.

As autoridades policiais lamentam mais esta tragédia nas estradas angolanas e recordam que os acidentes de viação continuam a ser a segunda principal causa de morte em Angola, logo a seguir à malária.

Dados recentes da Polícia Nacional revelam que, no primeiro semestre deste ano, o país registou 6.055 acidentes, que provocaram 1.482 mortos e 8.582 feridos. Entre as causas mais frequentes, destacam-se a velocidade excessiva, o mau estado técnico das viaturas e a imprudência dos condutores.