0º C

17 : 28

Jogos Olímpicos Paris2024: Angolanos disputam final B da C2 amanhã

A dupla angolana Manuel António e Benilson Sanda qualificaram-se, terça-feira, para a final B de canoagem nos Jogos Olímpicos Paris 2024, ao terminar em quarto lugar da prova de velocidade C2 nos 500 metros, com o tempo de 1 minuto e 41 segundos.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

Com este registo, a dupla nacional perdeu a segunda oportunidade de obter uma das três vagas que, à partida, qualifica para a meia-final, depois de ficar em sexto lugar na segunda bateria de competição com 1min52s53.

Assim sendo, Manuel e Benilson voltam a entrar em acção na quinta-feira, a partir das 12h20 (tempo de Angola), numa prova de consolação, de 100 metros, cujos participantes ficam sem possibilidades de disputar as próximas fases da competição.

Em declarações à Rádio Cinco, o professor Mateus Afonso enalteceu o feito dos atletas afectos ao Clube Náutico de Luanda, sobretudo, por ficarem entre os 15 melhores da competição que decorre na capital francesa.

“Nesta dupla, temos de destacar a potência do Manuel António e a resistência do Benilson Sanda. Nós acompanhámos com atenção a evolução, a preparação dos dois e foi feita com muito sacrifício. E deste modo, conseguiram a qualificação para o país”, referiu o técnico. 

Antes de partirem para a França, a dupla realizou um estágio pré-competitivo, em Maio último, no Centro de Alto de Rendimento da Polónia, onde aprimora-ram vários aspectos ao lado

dos “melhores atletas do mundo”, o que motivou ainda mais os angolanos.

“Ajuda-nos a elevar o nosso desempenho. É uma realidade diferente da nossa, mas estamos aqui para trabalhar com responsabilidade e evoluir a cada treino”, aferiu Manuel António, em declarações ao Jornal de Angola na altura.

O canoísta descreveu a qualidade dos exercícios: “Os treinos são duros. Trabalhámos sem descanso com a finalidade de representar o país nessas provas e nos Jogos Olímpicos da melhor forma possível”.

Benilson descreveu que “as condições de alojamento e de treinos são óptimas”. E reiterou: “Não temos do que nos queixar”, disse na altura.

A melhor classificação de Angola em provas de canoagem nos Jogos Olímpicos foi obtida por Fortunato Pacavira, em Pequim 2008, na China, ao alcançar a meia-final.

No geral, Angola soma três presenças no maior evento desportivo do planeta nesta especialidade, depois da edição de Londres’2012, onde Pacavira, além da disputa a solo, fez dupla com o compatriota Nelson Henriques.   

JAO

PONTUAL, fonte credível de informação.