0º C

17 : 36

Libéria quer aprender com Angola sobre produção de Petróleo e Gás

A República da Libéria quer aprender com a experiência de Angola na área de produção de Petróleo e Gás, no quadro do reforço das relações de cooperação existentes entre os dois países.

Registro autoral da fotografia

Há 7 meses
2 minutos de leitura

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, por Sara Beysolow Nyanti, ministra dos Negócios Estrangeiros da Libéria e enviada especial do Presidente Joseph Boakai, à saída de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

No encontro com João Lourenço, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, Sara Beysolow Nyanti disse à imprensa que, além da questão do sector do petróleo e gás, o seu país deseja trabalhar daqui em diante na criação da Comissão Conjunta Bilateral para reforçar as relações entre a Libéria e Angola e possibilitar, assim, a cooperação nas mais variadas áreas.

“A visita de hoje, em termos específicos, visou abordar questões que dizem respeito ao sector do Petróleo e Gás; vermos o que podemos aprender da experiência angolana”, declarou.

Segundo Sara Beysolow Nyanti, a delegação liberiana está em Angola na sequência de encontros anteriores com vista a dar continuidade às conversações que têm mantido no sentido do reforço das relações bilaterais entre os dois países.

Acompanhada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, a governante liberiana recordou a recente visita ao país do embaixador Sheikh Al-Moustapha Kouyateh, enviado especial de Joseph Boakai, que visou criar os alicerces para o restabelecimento das relações de cooperação.

“Também os dois Presidentes tiveram neste mês de Maio um encontro em Dallas, Texas, nos Estados Unidos, onde se comprometeram em trabalhar, de forma estreita, no sentido de reforçar as relações bilaterais”, sublinhou a enviada do Presidente da Libéria.

João Lourenço fala com Tshisekedi

O Chefe de Estado, João Lourenço, falou, ontem, ao telefone com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo.

A conversa teve como foco a situação de segurança no Leste da RDC e o estado das relações bilaterais.

“Calendário” tira Chefe de Estado da Cimeira sobre Paz na Ucrânia

O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado, ontem, pelo homólogo Volodymyr Zelensky para participar na Cimeira sobre a Paz na Ucrânia, que está prevista para 15 e 16 de Junho, na cidade suíça de Bürgenstock.

Segundo a Secretaria de Imprensa, o Chefe de Estado agradeceu o Presidente ucraniano pelo convite, mas “por razões de calendário não poderá participar”.

Na conversa telefónica em que o convite foi formulado, ontem, o Presidente João Lourenço reafirmou a posição da República de Angola sobre o conflito que opõe a Rússia à Ucrânia, que defende a procura de uma solução pacífica e duradoura.

C/JA