0º C

04 : 49

Pescadores desaparecidos dos mares de Cacuaco há uma semana

Dois pescadores que trabalham com embarcações artesanais, no município de Cacuaco estão desaparecidos desde a passada sexta-feira.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

Foi por volta das 15h da passada sexta-feira, 19, que dois pescadores a bordo de uma embarcação artesanal seguiram viagem aos mares do município de Cacuaco, no Norte da província de Luanda, em actividade de pesca.

A informação foi avançada pelo embarcador Salomão Marcolino, que preocupado com a situação, procurou pelas autoridades para fazer a participação.

O pescador disse a imprensa, na manhã desta quinta-feira, 25, que o tempo demasiado longo desde que os seus colegas se fizeram ao mar fez com que alertassem as autoridades.

“Já procuramos em tudo, mas até hoje ainda não apareceram. Estamos sempre a procura”, disse, realçando que já informaram a capitania do porto de Luanda, no sentido de despoletar o processo de busca pelos pescadores.

Outro pescador da zona, Leonardo Bernardo, disse que o mau tempo que se tem verificado nestes dias pode estar na origem do desaparecimento dos seus colegas de profissão.

O Presidente da Cooperativa de pescadores Kilamba Kiaxi, Estévão António, mostra-se preocupado com os sucessivos casos de desaparecimento de pescadores nos mares de Luanda, sobretudo no município de Cacuaco.

Por esta razão, o responsável exorta os homens do mar a criarem todas as condições antes de se fazerem ao mar em busca do pescado.

Estévão António enumerou, na ocasião os casos de desaparecimento que a sua cooperativa já registou, sublinhando que dos casos alertados anterior a este apenas um continua dado como desaparecido.

A Capitania do Porto de Luanda promete pronunciar-se brevemente, pelo que o Correio da Kianda vai continuar a acompanhar o caso.

Correio da Kianda

PONTUAL, fonte credível de informação.