0º C

16 : 46

Presidente francês, Emmanuel Macron, em visita de estado de três dias a Marrocos.

Segundo um comunicado de imprensa do Gabinete Real, o Rei Mohammed VI manteve reuniões, no Palácio Real de Rabat, com o Presidente da República Francesa, Emmanuel MACRON, que realiza uma visita de Estado a Marrocos, de 28 a 30 de outubro de 2024, na sequência de um convite do Soberano de Marrocos.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

As conversações entre os dois Chefes de Estado centraram-se na transição para uma nova era de relações fortes entre os dois países, no quadro de uma Parceria excepcional renovada e de um roteiro estratégico para os próximos anos.

De acordo com o mesmo comunicado de imprensa, o Presidente da República Francesa enviou um convite oficial ao Rei Mohammed VI para uma visita de Estado a França. Convite que foi aceite pelo Soberano e cuja data será acordada através dos canais diplomáticos.

No âmbito desta mesma Visita de Estado, o Rei Mohammed VI e o Presidente Emmanuel Macron assinaram, no Gabinete Real, em Rabat, a Declaração relativa à “Parceria Excepcional Reforçada” entre o Reino de Marrocos e a França, com vista a permitir que os dois países respondam melhor a todos os desafios que ambos enfrentam, mobilizando todos os sectores relevantes da cooperação bilateral, regional e internacional.

No que diz respeito à questão do Sahara, a Declaração relativa à “Parceria Excepcional Reforçada” entre o Reino de Marrocos e a República Francesa reitera que “os dois Chefes de Estado sublinharam que a Parceria Excepcional Reforçada entre Marrocos e França destina-se a ser implementada no mais amplo âmbito territorial possível, à luz da posição francesa expressa por ocasião do 25º aniversário da ascensão ao trono do Rei Mohammed VI”, na qual o Presidente da República observou, em particular, que “o futuro do Sahara Ocidental enquadra-se no quadro da soberania marroquina”. E que “para a França, a autonomia sob a soberania marroquina é o quadro dentro do qual esta questão deve ser resolvida”.

Além disso, durante esta visita de Estado, o Soberano e o Presidente Macron presidiram, na noite de segunda-feira, 28 de outubro de 2024, no Palais des Hôtes Royals, em Rabat, a cerimónia de assinatura de vários acordos entre o Reino de Marrocos e a República Francesa.

Abaixo estão os acordos assinados entre os dois países

O primeiro é um Memorando de Entendimento relativo ao fornecimento de composições de alta velocidade e seus elementos de suporte. Este acordo diz respeito a um contrato de aquisição de composições para o Comboio de Alta Velocidade.

O segundo documento é uma Declaração de Intenções relativa à cooperação financeira no sector ferroviário.

O terceiro acordo diz respeito a um Contrato de Assistência entre o Serviço Ferroviário Nacional (ONCF) e a Empresa SYSTRA/EGIS. Este contrato refere-se a serviços de assistência à gestão de projectos de infraestruturas LGV entre Kenitra e Marraquexe, celebrados com o grupo “EGIS RAIL/SYSTRA/NOVEC”.

O quarto diz respeito a um contrato de fornecimento de equipamentos entre o Serviço Ferroviário Nacional (ONCF) e a empresa VOSSLOH COGIFER.

O quinto é um Memorando de Entendimento entre o Governo do Reino de Marrocos e a Empresa SAFRAN para o estabelecimento de um local de manutenção e reparação de motores de aeronaves, num montante de investimento de quase 130 milhões de euros.

O sexto acordo diz respeito à implementação da oferta de Marrocos para o desenvolvimento do sector do hidrogénio verde.

O sétimo acordo diz respeito a uma Parceria Estratégica sobre cooperação energética, conectividade e transição energética. Esta Parceria visa desenvolver a cooperação e o intercâmbio entre as duas Partes no domínio da energia, em particular da política e planeamento energético, certificação e regulação, energias renováveis ​​e sistemas elétricos.

O oitavo acordo diz respeito a um Memorando de Entendimento sobre a criação de um acelerador de investimentos Marrocos-França. Este é um Memorando de Entendimento de quase 3 mil milhões de Dirhams de capital relativo à criação de um acelerador de investimentos Marrocos-França. Parceria igualitária destinada a estimular o investimento em todo Marrocos, incluindo as províncias do sul.

O nono acordo diz respeito a uma Declaração de Intenções relativa ao reforço da cooperação na protecção civil. De acordo com este acordo, os signatários declaram a intenção de desenvolver a sua cooperação bilateral no domínio da protecção civil, através do intercâmbio de boas práticas e da partilha de experiências.

O décimo acordo é uma Declaração de Intenções relativa ao fortalecimento da cooperação no combate aos incêndios em áreas naturais.

O décimo primeiro acordo diz respeito a uma declaração entre a Agência Nacional dos Portos de Marrocos e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Através desta Declaração, as partes acordam em formular um novo programa de apoio à Agência Nacional de Portos em torno de quatro eixos principais: a transição verde dos portos, a melhoria da resiliência às alterações climáticas, a economia azul e a inovação que abrange todo o território nacional, incluindo as Províncias do Sul. (Dakhla e Laâyoune). A AFD está empenhada em mobilizar um montante de empréstimo de 100 milhões de euros para este programa.

O décimo segundo acordo, que é um Memorando de Entendimento no domínio da água, prevê um novo programa de apoio à Estratégia Nacional da Água no valor de 100 milhões de euros.

O décimo terceiro é um acordo-quadro nos domínios agrícola e florestal.

O décimo quarto é uma Declaração Franco-Marroquina de Intenções para a Cooperação na Educação 2024-2026.

O décimo quinto diz respeito a uma Declaração de Intenções no domínio do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Inovação.

O décimo sexto acordo é um Memorando de Entendimento relativo à criação de um Centro de Investigação Franco-Marroquino (CRFM) com vocação africana. O primeiro do género em África, este centro será dedicado à formação, investigação e inovação em áreas de ponta.

O décimo sétimo acordo é uma Declaração de Intenções relativa à cooperação cultural.

O décimo oitavo é uma Declaração de Intenções relativa ao apoio e estruturação do ecossistema da indústria cultural e criativa de videojogos.

O décimo nono é um Memorando de Entendimento entre o grupo OCP e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no domínio da descarbonização. No valor de 350 milhões de euros, o acordo abrange o apoio à estratégia de descarbonização do Grupo OCP em Marrocos, o apoio ao desenvolvimento das cadeias de valor agrícola e alimentar em África através do apoio à Plataforma “Agrifinance” do OCP, o apoio e intensificação de parcerias entre países francófonos e empresas do Grupo OCP, e apoio à formação e investigação na área da segurança alimentar.

O vigésimo diz respeito a um Acordo de Desenvolvimento Conjunto entre a OCP e a empresa ENGIE no âmbito de uma parceria no domínio da transição energética.

O vigésimo primeiro é um Memorando de Entendimento relativo à extensão da segunda fase do parque eólico de Taza, assinado pelo Diretor Geral da ONEE. Este Protocolo apresenta um Projecto de Extensão relativo ao desenvolvimento, financiamento, construção, operação e manutenção da segunda fase do parque eólico Taza com uma capacidade instalada de 63 MW.

O vigésimo segundo é um Memorando de Entendimento entre o Grupo CMA CGM e a TANGER MED, que visa o desenvolvimento de um terminal de contentores em Nador West Med no âmbito da concessão obtida pela MARSA MAROC, com o compromisso de volumes significativos (1,2 milhões de contentores) para o arranque da plataforma Nador West Med e um investimento de cerca de 258 milhões de euros.

PONTUAL, fonte credível de informação.