Presidente francês, Emmanuel Macron, em visita de estado de três dias a Marrocos.
Segundo um comunicado de imprensa do Gabinete Real, o Rei Mohammed VI manteve reuniões, no Palácio Real de Rabat, com o Presidente da República Francesa, Emmanuel MACRON, que realiza uma visita de Estado a Marrocos, de 28 a 30 de outubro de 2024, na sequência de um convite do Soberano de Marrocos.
Registro autoral da fotografia
As conversações entre os dois Chefes de Estado centraram-se na transição para uma nova era de relações fortes entre os dois países, no quadro de uma Parceria excepcional renovada e de um roteiro estratégico para os próximos anos.
De acordo com o mesmo comunicado de imprensa, o Presidente da República Francesa enviou um convite oficial ao Rei Mohammed VI para uma visita de Estado a França. Convite que foi aceite pelo Soberano e cuja data será acordada através dos canais diplomáticos.
No âmbito desta mesma Visita de Estado, o Rei Mohammed VI e o Presidente Emmanuel Macron assinaram, no Gabinete Real, em Rabat, a Declaração relativa à “Parceria Excepcional Reforçada” entre o Reino de Marrocos e a França, com vista a permitir que os dois países respondam melhor a todos os desafios que ambos enfrentam, mobilizando todos os sectores relevantes da cooperação bilateral, regional e internacional.
No que diz respeito à questão do Sahara, a Declaração relativa à “Parceria Excepcional Reforçada” entre o Reino de Marrocos e a República Francesa reitera que “os dois Chefes de Estado sublinharam que a Parceria Excepcional Reforçada entre Marrocos e França destina-se a ser implementada no mais amplo âmbito territorial possível, à luz da posição francesa expressa por ocasião do 25º aniversário da ascensão ao trono do Rei Mohammed VI”, na qual o Presidente da República observou, em particular, que “o futuro do Sahara Ocidental enquadra-se no quadro da soberania marroquina”. E que “para a França, a autonomia sob a soberania marroquina é o quadro dentro do qual esta questão deve ser resolvida”.
Além disso, durante esta visita de Estado, o Soberano e o Presidente Macron presidiram, na noite de segunda-feira, 28 de outubro de 2024, no Palais des Hôtes Royals, em Rabat, a cerimónia de assinatura de vários acordos entre o Reino de Marrocos e a República Francesa.
Abaixo estão os acordos assinados entre os dois países
O primeiro é um Memorando de Entendimento relativo ao fornecimento de composições de alta velocidade e seus elementos de suporte. Este acordo diz respeito a um contrato de aquisição de composições para o Comboio de Alta Velocidade.
O segundo documento é uma Declaração de Intenções relativa à cooperação financeira no sector ferroviário.
O terceiro acordo diz respeito a um Contrato de Assistência entre o Serviço Ferroviário Nacional (ONCF) e a Empresa SYSTRA/EGIS. Este contrato refere-se a serviços de assistência à gestão de projectos de infraestruturas LGV entre Kenitra e Marraquexe, celebrados com o grupo “EGIS RAIL/SYSTRA/NOVEC”.
O quarto diz respeito a um contrato de fornecimento de equipamentos entre o Serviço Ferroviário Nacional (ONCF) e a empresa VOSSLOH COGIFER.
O quinto é um Memorando de Entendimento entre o Governo do Reino de Marrocos e a Empresa SAFRAN para o estabelecimento de um local de manutenção e reparação de motores de aeronaves, num montante de investimento de quase 130 milhões de euros.
O sexto acordo diz respeito à implementação da oferta de Marrocos para o desenvolvimento do sector do hidrogénio verde.
O sétimo acordo diz respeito a uma Parceria Estratégica sobre cooperação energética, conectividade e transição energética. Esta Parceria visa desenvolver a cooperação e o intercâmbio entre as duas Partes no domínio da energia, em particular da política e planeamento energético, certificação e regulação, energias renováveis e sistemas elétricos.
O oitavo acordo diz respeito a um Memorando de Entendimento sobre a criação de um acelerador de investimentos Marrocos-França. Este é um Memorando de Entendimento de quase 3 mil milhões de Dirhams de capital relativo à criação de um acelerador de investimentos Marrocos-França. Parceria igualitária destinada a estimular o investimento em todo Marrocos, incluindo as províncias do sul.
O nono acordo diz respeito a uma Declaração de Intenções relativa ao reforço da cooperação na protecção civil. De acordo com este acordo, os signatários declaram a intenção de desenvolver a sua cooperação bilateral no domínio da protecção civil, através do intercâmbio de boas práticas e da partilha de experiências.
O décimo acordo é uma Declaração de Intenções relativa ao fortalecimento da cooperação no combate aos incêndios em áreas naturais.
O décimo primeiro acordo diz respeito a uma declaração entre a Agência Nacional dos Portos de Marrocos e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Através desta Declaração, as partes acordam em formular um novo programa de apoio à Agência Nacional de Portos em torno de quatro eixos principais: a transição verde dos portos, a melhoria da resiliência às alterações climáticas, a economia azul e a inovação que abrange todo o território nacional, incluindo as Províncias do Sul. (Dakhla e Laâyoune). A AFD está empenhada em mobilizar um montante de empréstimo de 100 milhões de euros para este programa.
O décimo segundo acordo, que é um Memorando de Entendimento no domínio da água, prevê um novo programa de apoio à Estratégia Nacional da Água no valor de 100 milhões de euros.
O décimo terceiro é um acordo-quadro nos domínios agrícola e florestal.
O décimo quarto é uma Declaração Franco-Marroquina de Intenções para a Cooperação na Educação 2024-2026.
O décimo quinto diz respeito a uma Declaração de Intenções no domínio do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Inovação.
O décimo sexto acordo é um Memorando de Entendimento relativo à criação de um Centro de Investigação Franco-Marroquino (CRFM) com vocação africana. O primeiro do género em África, este centro será dedicado à formação, investigação e inovação em áreas de ponta.
O décimo sétimo acordo é uma Declaração de Intenções relativa à cooperação cultural.
O décimo oitavo é uma Declaração de Intenções relativa ao apoio e estruturação do ecossistema da indústria cultural e criativa de videojogos.
O décimo nono é um Memorando de Entendimento entre o grupo OCP e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no domínio da descarbonização. No valor de 350 milhões de euros, o acordo abrange o apoio à estratégia de descarbonização do Grupo OCP em Marrocos, o apoio ao desenvolvimento das cadeias de valor agrícola e alimentar em África através do apoio à Plataforma “Agrifinance” do OCP, o apoio e intensificação de parcerias entre países francófonos e empresas do Grupo OCP, e apoio à formação e investigação na área da segurança alimentar.
O vigésimo diz respeito a um Acordo de Desenvolvimento Conjunto entre a OCP e a empresa ENGIE no âmbito de uma parceria no domínio da transição energética.
O vigésimo primeiro é um Memorando de Entendimento relativo à extensão da segunda fase do parque eólico de Taza, assinado pelo Diretor Geral da ONEE. Este Protocolo apresenta um Projecto de Extensão relativo ao desenvolvimento, financiamento, construção, operação e manutenção da segunda fase do parque eólico Taza com uma capacidade instalada de 63 MW.
O vigésimo segundo é um Memorando de Entendimento entre o Grupo CMA CGM e a TANGER MED, que visa o desenvolvimento de um terminal de contentores em Nador West Med no âmbito da concessão obtida pela MARSA MAROC, com o compromisso de volumes significativos (1,2 milhões de contentores) para o arranque da plataforma Nador West Med e um investimento de cerca de 258 milhões de euros.
PONTUAL, fonte credível de informação.
Notícias que você também pode gostar
A Polícia Nacional, através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) na Huíla, deteve uma mulher de 44 anos acusada de utilizar falsa identidade para enganar cidadãos em busca de emprego e habitação.
Há 4 minutos
A tuberculose continua a ser uma ameaça à saúde pública na província do Cuando Cubango, onde o Hospital Sanatório diagnosticou 1.354 casos positivos de Janeiro até à data atual, de um total de 4.403 testes realizados.
Há 10 minutos
A cidade do Lubango, na província da Huíla, enfrenta uma grave crise de infraestrutura nas vias de acesso aos bairros periféricos.
Há 15 minutos
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, sublinhou, recentemente, o impacto positivo da instituição na gestão eleitoral e no fortalecimento da democracia em Angola. Durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o líder da CNE destacou as conquistas alcançadas em 2024, ressaltando o compromisso da organização com a paz, a estabilidade e os direitos humanos.
Há 22 minutos
O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, instou ontem as empresas de construção civil envolvidas no Programa de Emergência a acelerarem a execução das obras nas cidades do Huambo, Caála e na vila do Bailundo. Durante um encontro com responsáveis do setor, o governante reforçou a necessidade de rigor técnico e profissional para resgatar a boa imagem das localidades da província.
Há 13 horas
A partir de 2025, os pastores sem formação em teologia ou que não foram consagrados serão impedidos de exercer actividades religiosas em Cabinda. O alerta foi feito no último sábado pelo secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho da Província.
Há 13 horas
A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dedicou o último domingo, 22 de dezembro, a conviver com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas no Lar Dom Bosco, em Luanda. Num gesto de solidariedade e empatia característico desta época festiva, a líder parlamentar interagiu com os menores, partilhando momentos de alegria e atenção.
Há 14 horas
O Tribunal da Comarca do Soyo sentenciou, na última quarta-feira, o cidadão congolês Kapeta Kambay, conhecido como Duble, a três anos e seis meses de prisão efectiva por contrabando de combustíveis. O réu, de 38 anos, foi considerado culpado pelo crime que atinge diretamente a economia nacional, em conformidade com o Código Penal angolano.
Há 2 dias
A Polícia Nacional, através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) na Huíla, deteve uma mulher de 44 anos acusada de utilizar falsa identidade para enganar cidadãos em busca de emprego e habitação.
Há 4 minutos
A tuberculose continua a ser uma ameaça à saúde pública na província do Cuando Cubango, onde o Hospital Sanatório diagnosticou 1.354 casos positivos de Janeiro até à data atual, de um total de 4.403 testes realizados.
Há 10 minutos
A cidade do Lubango, na província da Huíla, enfrenta uma grave crise de infraestrutura nas vias de acesso aos bairros periféricos.
Há 15 minutos
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, sublinhou, recentemente, o impacto positivo da instituição na gestão eleitoral e no fortalecimento da democracia em Angola. Durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o líder da CNE destacou as conquistas alcançadas em 2024, ressaltando o compromisso da organização com a paz, a estabilidade e os direitos humanos.
Há 22 minutos
O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, instou ontem as empresas de construção civil envolvidas no Programa de Emergência a acelerarem a execução das obras nas cidades do Huambo, Caála e na vila do Bailundo. Durante um encontro com responsáveis do setor, o governante reforçou a necessidade de rigor técnico e profissional para resgatar a boa imagem das localidades da província.
Há 13 horas
A partir de 2025, os pastores sem formação em teologia ou que não foram consagrados serão impedidos de exercer actividades religiosas em Cabinda. O alerta foi feito no último sábado pelo secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho da Província.
Há 13 horas
A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dedicou o último domingo, 22 de dezembro, a conviver com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas no Lar Dom Bosco, em Luanda. Num gesto de solidariedade e empatia característico desta época festiva, a líder parlamentar interagiu com os menores, partilhando momentos de alegria e atenção.
Há 14 horas
O Tribunal da Comarca do Soyo sentenciou, na última quarta-feira, o cidadão congolês Kapeta Kambay, conhecido como Duble, a três anos e seis meses de prisão efectiva por contrabando de combustíveis. O réu, de 38 anos, foi considerado culpado pelo crime que atinge diretamente a economia nacional, em conformidade com o Código Penal angolano.
Há 2 dias