0º C

22 : 26

Primeiras chuvas do ano testam capacidade de resposta no município de Xá-Cassau

A época chuvosa começou com violência em Xá-Cassau, província da Lunda-Norte, onde mais de 40 pessoas ficaram sem abrigo após a destruição total de dez residências. O cenário de desolação, registado nos últimos dias, obrigou famílias inteiras a procurar refúgio em casas de parentes, enquanto aguardam por apoio das autoridades.

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

De acordo com a administradora municipal, Esmeralda Maximata, a Administração está a mobilizar, em parceria com outras entidades, chapas de zinco e outros recursos para socorrer os sinistrados. “O nosso objectivo é garantir condições mínimas para que as famílias possam reerguer as suas casas”, afirmou a responsável, citada pela Angop.

Ao todo, 41 cidadãos foram afectados pelas primeiras chuvas do ano, que deixaram marcas profundas no recém-criado município de Xá-Cassau, uma região de vasto potencial mineiro, hidrográfico e agrícola, mas que continua vulnerável a fenómenos naturais.

As autoridades locais prometeram acelerar a ajuda, temendo que novas precipitações agravem a situação das famílias desalojadas.