0º C

04 : 44

Tragédia no Huambo: descargas eléctricas vitimam 56 pessoas

A última época chuvosa na província do Huambo deixou um balanço dramático: 56 pessoas morreram atingidas por relâmpagos, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

O município do Mungo foi o mais afectado, com 15 vítimas mortais resultantes das descargas eléctricas. No total, as chuvas entre 2024 e 2025 provocaram ainda a morte de 90 pessoas, 91 feridos e elevados prejuízos materiais.

De acordo com o comissário Nelson Sampaio, entre os danos registados contam-se a destruição de 2.465 casas, 46 templos religiosos, 32 escolas, 16 pontes e a perda de várias cabeças de gado, deixando marcas profundas nas comunidades.

Perante este cenário, as autoridades anunciaram o reforço das acções de sensibilização junto das populações para reduzir riscos durante a estação chuvosa. Está igualmente prevista a instalação de pára-raios em instituições públicas e zonas periféricas, medida considerada essencial para prevenir novas tragédias.

As informações foram avançadas no decurso da reunião ordinária da Comissão de Protecção Civil, que analisou os impactos da época chuvosa e delineou medidas de prevenção para o próximo período de chuvas.