0º C

17 : 18

Angola disputa torneio pré-olímpico de basquetebol à procura de uma vaga em Paris

A estreia da selecção nacional de basquetebol no torneio pré-olímpico da modalidade está marcada para esta Quarta-feira. Angola começa assim a disputar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 – a decorrerem entre Julho e Agosto, em França – com as selecções de Espanha e do Líbano.

Registro autoral da fotografia

Há 6 meses
2 minutos de leitura

O torneio pré-olímpico de basquetebol começa esta Terça-feira, em quatro cidades sedes diferentes, nomeadamente em Valência, na Espanha; em Riga, na Letónia; em San Juan, no Porto Rico, e em Piraeus, na Grécia.

Angola, que só entra em campo esta Quarta-feira, vai jogar em solo espanhol. Será em Valência, que a selecção nacional vai disputar os jogos do torneio.

Segundo a Federação Angolana de Basquetebol, em nota a que o VerAngola teve acesso, o primeiro jogo de Angola está marcado para esta Quarta-feira contra a Espanha. Já no dia seguinte, Quinta-feira, a equipa nacional volta a entrar em campo para defrontar a selecção do Líbano.

Neste torneio, Angola integra o grupo A, sediado em Valência, no qual também fazem parte Espanha e o Líbano. A selecção nacional procura qualificar-se aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo que, segundo a Angop, só o primeiro de cada grupo se apura para a competição olímpica.

Antes de viajar para a Espanha, a selecção nacional esteve na Sérvia onde realizou jogos amistosos em preparação do torneio pré-olímpico. O último jogo, antes de partir para Valência no Sábado, foi contra a selecção sub-20 da Rússia, a quem Angola venceu por 74-59.

Já em terras espanholas, a selecção nacional realizou o seu primeiro treino no passado Domingo.

Segundo a federação, os jogadores “mostraram grande determinação e foco, adaptando-se rapidamente ao novo ambiente e ao recinto de jogo”.

“Sob a orientação técnica de Pep Clarós e seus adjuntos a equipa trabalhou intensamente em estratégias e tácticas, ajustando os últimos detalhes para enfrentar as próximas partidas”, refere a federação.

Sobre a partida de Quarta-feira frente à Espanha, o ex-seleccionador nacional Carlos Dinis considerou que a equipa nacional vai necessitar de concentração máxima frente a selecção espanhola. Embora tenha reconhecido que a hipótese de os angolanos ganharem aos espanhóis é pequena, dado que a Espanha tem atletas nos melhores campeonatos mundiais, o treinador disse acreditar na importância deste jogo, já que um resultado positivo trará motivação para os próximos jogos.

“Se não for possível vencer a partida, deve-se aproveitar o momento para potenciar jogadores para compromissos futuros”, acrescentou, em declarações à Angop.

Refira-se ainda que, para o torneio pré-olímpico, a disputar-se entre 2 e 7 de Julho, o seleccionador nacional convocou 12 basquetebolistas: Gerson Gonçalves, Bruno Fernando, Luís Pereira, Aboubakar Gakou, Sílvio Sousa, Childe Dundão, Selton Miguel, João Fernandes, Eduardo Franciso, Aginaldo Neto, Jilson Bango e Macachi Brás.