0º C

04 : 16

Angola prepara construção da chancelaria na capital de Cabo Verde

Angola vai avançar com a construção de uma nova chancelaria na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, numa aposta clara no reforço das relações bilaterais entre os dois países. A informação foi confirmada esta sexta-feira pelo secretário de Estado das Relações Exteriores para Administração, Finanças e Património, Osvaldo Varela, durante a sua visita oficial a Cabo Verde.

Registro autoral da fotografia

Há 7 horas
2 minutos de leitura

Segundo o governante, o projecto vai nascer num terreno cedido há vários anos pelo Governo cabo-verdiano, cuja utilização será agora finalmente concretizada. “Há um terreno que o Governo de Cabo Verde atribuiu a Angola para a construção da chancelaria, e estamos aqui para acelerar este processo”, afirmou Osvaldo Varela, após o encontro com o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves.

A deslocação do secretário de Estado tem igualmente como objectivo ajustar a agenda de cooperação bilateral, nomeadamente a definição de uma nova data para o fórum económico entre os dois países, inicialmente previsto para este trimestre. O evento, que deverá realizar-se em Luanda, foi adiado devido às comemorações do 50.º aniversário da independência de Angola, marcadas para Novembro.

José Maria Neves destacou, por sua vez, o compromisso de Cabo Verde em “aprofundar os laços de amizade e cooperação com Angola”, reforçando a importância de uma relação sustentada em valores partilhados e em objectivos comuns de desenvolvimento sustentável e integração regional.