0º C

09 : 09

Cazenga ganha escola moderna com 12 salas e capacidade para 840 alunos

O governador provincial de Luanda, Luís Nunes, inaugurou esta quarta-feira um novo complexo escolar no município do Cazenga, uma infra-estrutura moderna com 12 salas de aula, preparada para receber mais de 800 alunos do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

Trata-se do Complexo Escolar n.º 3031 “Professora Maria da Natividade”, construído no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, numa aposta do Governo Provincial de Luanda no alargamento da rede escolar e na melhoria das condições de ensino numa das zonas mais populosas da capital.

De acordo com dados oficiais, a escola tem capacidade para acolher até 840 alunos e dispõe de sala de informática, bloco administrativo, secretaria, sala de professores, gabinetes de direcção, casas de banho diferenciadas, copa, cantina e uma quadra polidesportiva, criando um ambiente mais funcional e favorável ao processo de ensino e aprendizagem.

A denominação do complexo presta homenagem à professora Maria da Natividade, que leccionou no Cazenga entre 1961 e 2010 e deixou uma marca profunda na formação de várias gerações, incluindo quadros que hoje ocupam cargos relevantes na vida política e social de Luanda.

O Governo Provincial sublinha que a educadora dedicou quase cinco décadas à docência, com um contributo considerado determinante para o desenvolvimento humano do município, razão pela qual o seu nome passa agora a identificar uma das maiores infra-estruturas escolares da zona.

A cerimónia de inauguração contou com a presença dos vice-governadores Manuel António Gonçalves e Jorge Miguêns Augusto, da administradora municipal do Cazenga, Nádia Evalise Martins de Sousa Neto, da directora provincial da Educação, Philomene Marie Brito Azevedo José Carlos, bem como de delegados, directores provinciais e outras entidades convidadas.