0º C

17 : 09

Cresce adesão feminina aos cursos técnicos no Moxico

Os centros de formação técnico-profissionais do Moxico registam um aumento de adesão de mulheres aos cursos no ciclo formativo 2024, soube a ANGOP, sexta-feira, na cidade do Luena.

Registro autoral da fotografia

Há 9 meses
2 minutos de leitura

Segundo o chefe dos Serviços Provínciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Cahilo Mupila, que falava à margem de uma feira de empreendedorismo promovida por esta instituição, o incremento da classe feminina em cursos profissionais ronda os 70 por centos em comparação com os anos anteriores. 

Os cursos de electricidade, serralharia e pedreira são os mais concorridos pelas mulheres, disse a fonte, afirmando que “o preconceito e o estigma está a desaparecer no seios das mulheres”.

Afirmou que no presente ciclo formativo estão inscritos quatro mil jovens, em 21 especialidades, entre alvenaria e ladrilho, electricidade, carpintaria, climatização, informática, contabilidade e culinária.

Cahilo Mupila lembrou que a formação profissional é importante para a garantia da estabilidade financeira por via da criação de auto-emprego.

O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, apelou para uma melhor consciencialização e divulgação da importância da formação profissional, considerando-a uma ferramenta importante para o empoderamento dos jovens, sobretudo a franja feminina.

A província do Moxico possui cerca de um milhão, 24 mil e 573 habitantes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), metade dos quais jovens.