0º C

13 : 04

Ferramentas, crédito e estágios: JOBE Angola aposta na juventude do Icolo e Bengo

Mais de 1.500 jovens da província do Icolo e Bengo passaram a dispor de novas oportunidades de emprego e auto-emprego com o lançamento do Programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE Angola), apresentado esta terça-feira numa cerimónia oficial em Catete.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

A iniciativa permitiu a entrega de kits profissionais que incluem ferramentas de trabalho, acesso a microcrédito e integração em estágios profissionais, medidas concebidas para acelerar a entrada dos jovens no mercado laboral e fomentar iniciativas económicas próprias, segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

O acto decorreu no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto e foi presidido pelo secretário de Estado para a Administração Pública, Domingos Filipe, acompanhado pelo vice-governador do Icolo e Bengo para o Sector Político, Social e Económico, Agostinhos Pedro António, além de responsáveis institucionais, parceiros sociais e beneficiários do programa.

De acordo com o comunicado, o JOBE Angola integra a estratégia nacional de promoção do emprego juvenil e resulta de uma iniciativa do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), executada pelo INEFOP e financiada pelo Fundo Nacional de Emprego (FUNEA).

O programa aposta na formação profissional, estágios, apoio ao auto-emprego e incentivo às cooperativas, com enfoque especial nos sectores da agricultura, pescas, saneamento e serviços urbanos, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento local.

Inserido no quadro da Agenda Nacional para o Emprego, o JOBE Angola pretende reduzir o desemprego juvenil e dinamizar a economia das comunidades, através dos Contratos Locais de Emprego e Inserção, reforçando a inclusão produtiva e social dos jovens.