0º C

16 : 59

Já é possível pagar nos TPA sem cartão físico. EMIS implementa pagamento via código QR

São mais de 50.000 os Terminais de Pagamento Automático (TPA) que possuem agora uma nova funcionalidade introduzida pela EMIS: o pagamento com ‘código QR’. Desta forma torna-se possível pagar compras utilizando apenas a aplicação móvel do Multicaixa Express, sem recorrer a um cartão físico.

Registro autoral da fotografia

Há 4 meses
2 minutos de leitura

Segundo uma nota da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), o número de TPA actualizados com a nova funcionalidade representa 40 por cento do total de terminais disponíveis no mercado angolano, que ronda os 190 mil. A maioria dos restantes TPA estão gradualmente a ser atualizados para aceitar os pagamentos de compras com o código QR.

A nova solução pretende não só facilitar, como massificar as transacções financeiras, proporcionando “maior segurança e conforto” aos utilizadores.

O método de funcionamento é simples: o operador insere o montante da compra a pagar no TPA (sem o cartão inserido no terminal), sendo que o utilizador deverá abrir a aplicação MCX Express, pressionar o botão ‘Compras’ e a apontar a câmara do telemóvel para o código QR que aparece no terminal TPA, validando depois a compra.

Assim, e sem recorrer a um cartão físico, “a operação é realizada de forma rápida, cómoda e segura”, afirma a EMIS. Entre os principais benefícios está a não exposição do cartão físico, o que ajuda a prevenir as trocas, roubos e furtos de cartões. O objectivo passa mesmo pela desmaterialização do cartão de pagamento.

Diariamente, a Rede Multicaixa processa mais de 8,5 milhões de operações financeiras, no conjunto de mais de 3800 Caixas Automáticas, existindo cerca de 190 mil Terminais de Pagamento Automático e mais de 1,3 milhões de utilizadores da aplicação MCX Express.

Ver Angola

PONTUAL, fonte credível de informação.