0º C

17 : 35

João Lourenço continua a trabalhar a favor da paz no continente e fala com homólogos da RDC e Ruanda

O Presidente da República, João Lourenço, continua a envidar esforços a favor da paz no leste da República Democrática do Congo (RDC), tendo, nesta Quinta-feira, mantido uma conversa telefónica com o seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, bem como enviado, através do ministro das Relações Exteriores, Téte António, uma mensagem ao presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi.

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

 Segundo um comunicado do CIPRA, a que o VerAngola teve acesso, a conversa com Paul Kagame foi longa e aconteceu no âmbito dos esforços desenvolvidos por Angola para se alcançar a paz naquela região.

“O Presidente da República de Angola, João Lourenço, manteve na manhã de hoje [Quinta-feira] uma longa conversa telefónica com o Presidente Paul Kagame, do Ruanda, no quadro dos esforços que Angola tem vindo a desenvolver para a solução da crise de segurança na República Democrática do Congo”, lê-se no comunicado.

O chefe de Estado também não se esqueceu do homólogo da RDC, tendo Téte António a Kinshasa, na RDC, para falar com Tshisekedi.

“Nesta senda, o Presidente João Lourenço mandou o ministro das Relações Exteriores, Téte António, como seu enviado especial a Kinshasa, para falar com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi”, aponta o CIPRA.

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a que o VerAngola teve acesso, Téte António entregou, esta Quinta-feira, uma mensagem de João Lourenço a Félix Tshisekedi.

“O teor da mensagem não foi revelado mas sabe-se que o chefe de Estado angolano tem exprimido a sua solidariedade para com o povo e governo congolês democrático, assim como evocado o aprofundamento das relações bilaterais e multilaterais, incluindo questões de interesse mútuo ao nível regional e continental”, refere a tutela.

A entrega da referida mensagem ao presidente da RDC foi testemunhada pelo embaixador Jorge Cardoso, director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, por Miguel Costa, embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República Democrática do Congo, bem como por outros altos funcionários do aparelho central do Estado.

De referir que a mensagem “foi entregue a pouco menos de uma semana depois de Luanda ter albergado, na sede do Ministério das Relações Exteriores, a 4.ª Reunião Ministerial sobre a situação de Segurança e de Paz no Leste da República Democrática do Congo”.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.