0º C

09 : 13

PNUD tem 60 milhões de dólares para financiar projectos em Angola, mas critica burocracia

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) disse esta Quarta-feira que tem disponíveis 60 milhões de dólares para financiar projectos em Angola, mas alertou para os constrangimentos causados pela burocracia.

Registro autoral da fotografia

Há 11 horas
2 minutos de leitura

 como for, “o PNUD, como agência de desenvolvimento, tem como função trabalhar com o Governo para ajudar a ultrapassar estes constrangimentos”, disse à Lusa.

O responsável defendeu também a necessidade de as autoridades angolanas fazerem a monitorização regular dos projectos financiados pelas organizações multilaterais, referindo que a monitorização não pode ser feita apenas do lado do financiador.

O PNUD “faz a sua monitoria dos projectos, o Banco Mundial também o faz, mas nós pensamos que, acima de tudo, quem tem de fazer a monitoria é o Estado angolano, porque estes projectos [financiados pelas organizações multilaterais] são para beneficiar o povo angolano”, notou.

Segundo ainda o representante residente adjunto do PNUD em Angola, é importante as autoridades reforçarem a capacidade de monitorização para verificar se os financiamentos dos projectos respondem aos objectivos preconizados.

C/VA