0º C

17 : 28

Adolescente que salvou sinistrados em Viana abandona Escola da Polícia

O adolescente Mateus Domingos Oficial, de 17 anos de idade, que em Junho de 2025 salvou mais de 30 pessoas num acidente em que u autocarro caiu na bacia de retenção junto do Kero Viana, abandonou o Colégio de Polícia “Ekuikui” por decisão própria, depois de ter apresentado bons níveis de desempenho na instituição.

Registro autoral da fotografia

Há 8 horas
2 minutos de leitura

A informação consta de um comunicado do Colégio de Polícia Comandante José Alfredo “Ekuikui”, da Polícia Nacional de Angola, datado de 26 de Janeiro e sem assinatura, segundo o qual o aluno Mateus Domingos Oficial decidiu, por vontade própria, interromper o ciclo formativo que frequentava no ano lectivo 2025/2026.

A instituição explica que o estudante havia sido admitido a pedido dos seus progenitores e beneficiava de acompanhamento psicológico e académico, com o objectivo de garantir a sua integração e desenvolvimento no ambiente escolar.

O alegado anúncio da decisão, de acordo com o comunicado, causou preocupação à direção, por esta ter registado aprendizagem acelerada e bom desempenho em várias disciplinas do jovem, no âmbito do regime de interdisciplinaridade adotado pela escola.

Apesar da saída, o colégio garante ainda, no referido documento consultado pelo Pontual, que continua disponível para orientação e acompanhamento futuros, reafirmando o seu compromisso com a formação e o bem-estar dos alunos, em consonância com o lema da instituição.

Lembrar que em jovem Mateus Domingos Oficial, na altura com 16 anos, salvou em Junho de 2025, mais de 30 pessoas no acidente em que o autocarro que os transportava caiu na vala de retenção localizada na zona do Kero Viana.

No momento do acidente, Mateus e amigos estavam junto da bacia de retenção a lavar carros, tendo corrido e socorrido as vítimas que se encontrava submersas na água da bacia, no interior do autocarro que os transportava de Cacuaco à Viana.

Na sequência, depois de um encontro com o ministro do Interior, Manuel Homem, o adolescente de família pobre, recebeu uma bolsa para estudar no Colégio de Polícia Comandante José Alfredo Ekuikui.

entretanto, o Ministro Manuel Homem já lamentou, através das redes sociais, a decisão do jovem de 17 anos, tendo mostrado respeito pela decisão.

“As escolhas fazem parte da vida, e cada um segue o seu tempo e seu rumo”, lê-se no poste feito esta manhã por Manuel Homem.