0º C

17 : 17

MCA e INEFOP assinam protocolo para fomentar emprego e empreendedorismo em Angola

Empoderamento das gerações futuras é o foco da parceria que promete revolucionar a formação e empregabilidade no país.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

O Grupo MCA e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) firmaram ontem, dia 16 de Julho, um protocolo de cooperação que pretende elevar os níveis de competências através da formação profissional, oferta e inserção de estagiários, promoção da empregabilidade, capacitação e disseminação da cultura do empreendedorismo. Esta parceria almeja desenvolver projectos sustentáveis e criar postos de trabalho em alinhamento com o plano estratégico do INEFOP 5.0 e o mote da MCA: “empoderando vidas por gerações”.

Este protocolo permitirá que os colaboradores contratados pela MCA beneficiem de um curso de empreendedorismo e gestão básica de negócios, certificado pelo INEFOP, capacitando-os a desenvolver, implementar e gerir os seus próprios negócios. A MCA, em linha com a sua cultura organizacional, compromete-se a contratar e formar mão-de-obra local, contando agora com a assistência do INEFOP para a selecção e recrutamento dos melhores formandos dos centros de formação.

Nas suas empreitadas nos parques fotovoltaicos, a MCA já desenvolve o projecto Re-Cycle, que promove formação em carpintaria reutilizando madeira das paletes dos painéis solares para criar mobiliário. Com o novo protocolo, a MCA e o INEFOP fortalecerão esta e outras iniciativas, seleccionando candidatos para preencher vagas de emprego e estágios profissionais remunerados, e oferecendo formação pedagógica inicial a novos formadores.

Elisabete Alves, Presidente do Conselho de Administração da MCA Angola, salientou o compromisso da empresa em capacitar as próximas gerações: “Este protocolo demonstra o nosso compromisso público em continuar a apostar na inovação, em projectos e acções de capacitação que ajudam os nossos colaboradores e as próximas gerações a obterem rendimentos com negócios próprios.”

A empresa compromete-se que, no mínimo, 50% das vagas operacionais serão ocupadas por candidatos seleccionados pela delegação do INEFOP nas respectivas regiões de necessidade.

António Agostinho Pereira, Director Geral Adjunto do INEFOP, reforçou a importância da colaboração público-privada: “Reconhecemos o papel do sector privado e este protocolo visa aproximar os sectores público e privado, adoptando medidas para a melhoria dos Sistemas Nacionais de Emprego e Formação Profissional.”

O protocolo, com duração de três anos, poderá ser renovado automaticamente por igual período, iniciando a partir da data da assinatura.

Sobre a MCA

Fundada em 1998 na cidade de Guimarães pelo empresário Manuel Couto Alves, a MCA é uma empresa portuguesa com cerca de 2.000 colaboradores em várias partes do mundo. A empresa actua nos sectores de Energias, Desenvolvimento Urbano, Infra-estruturas e Saúde, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está presente. Desde 2006, a MCA tem uma forte presença em Angola, sendo actualmente uma referência no mercado internacional.