0º C

20 : 38

Migrantes rejeitados pelos EUA terão como destino o Uganda

O Governo do Uganda anunciou esta quinta-feira, 21, que chegou a um entendimento com os Estados Unidos para receber migrantes deportados, desde que estes não tenham antecedentes criminais nem sejam menores desacompanhados.

Registro autoral da fotografia

Há 5 dias
2 minutos de leitura

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ugandês adiantou que estão em curso negociações técnicas para definir os mecanismos de implementação do acordo. Kampala sublinhou ainda a preferência por acolher migrantes de nacionalidades africanas.

De acordo com a cadeia norte-americana CBS News, que cita documentos oficiais, a iniciativa integra um esforço mais amplo da administração do Presidente Donald Trump para firmar acordos semelhantes com vários países e reforçar a política de combate à imigração ilegal. Honduras terá igualmente chegado a um entendimento no mesmo sentido.

Embora o comunicado ugandês não detalhe se o acordo já foi formalmente assinado, refere que o processo foi “concluído”, o que deixa margem para interpretações quanto ao grau de vinculação do entendimento alcançado.