0º C

06 : 06

Presidente inaugura novo campus universitário na Lunda Norte e reúne com governo provincial

O Presidente da República, João Lourenço, iniciou esta quinta-feira uma visita oficial de dois dias à Lunda Norte, centrada na inauguração do novo campus da Universidade Lueji A’Nkonde e num encontro de trabalho com o governo provincial.

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

Acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, o chefe de Estado partiu de Luanda nas primeiras horas do dia, despedindo-se da vice-presidente da República, Esperança da Costa, do governador provincial, Luís Nunes, e de outras figuras da alta hierarquia do Estado.

A cerimónia de inauguração do campus universitário constitui o ponto alto da deslocação. A nova infraestrutura integra o edifício da reitoria, 87 salas de aula incluindo duas concebidas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e espaços de lazer. Numa primeira fase, permitirá receber anualmente mais de 3.000 estudantes nos cursos de Direito e Economia, duplicando a actual capacidade formativa.

Fundada em 2009, a Universidade Lueji A’Nkonde enfrentou limitações de vagas e oferta de cursos devido à escassez de infraestruturas. Para responder a esta carência, o Governo investiu, em 2022, cerca de 50 mil milhões de kwanzas financiados pela Endiama na construção do novo campus. O projecto prevê ainda a criação de um Instituto Superior Politécnico, com cursos nas áreas de Enfermagem, Geologia, Minas e Extensão Rural.

Durante a tarde, João Lourenço reúne com o executivo provincial para analisar a situação socioeconómica da Lunda Norte e ouvir as principais preocupações das autoridades locais.