0º C

16 : 26

Quatro vigilantes detidos por roubo de material escolar num instituto público

Quatro vigilantes ao serviço do Instituto Politécnico do Ambiente, na localidade do Missombo, foram detidos pela Polícia Nacional por alegada participação no furto de material de vedação pertencente à referida instituição de ensino. A detenção ocorreu no âmbito de uma acção de patrulhamento preventivo, a cerca de 15 quilómetros da cidade de Menongue.

Registro autoral da fotografia

Há 3 semanas
2 minutos de leitura

De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia, inspector-chefe Alberto Paciência Chitumba, os suspeitos foram surpreendidos em flagrante quando transportavam dez rolos de vedação metálica, previamente removidos do muro da escola. Os indivíduos foram encaminhados às autoridades judiciais competentes para os trâmites legais.

A acção insere-se no quadro das micro-operações de segurança levadas a cabo pela corporação, que no último período resultaram também na detenção de 33 cidadãos suspeitos de envolvimento em vários delitos. Os crimes mais frequentes, segundo o balanço apresentado, incluem violência doméstica, agressões físicas e actos de vandalismo, com destaque para as ocorrências nos bairros Paz, Cazenga, Vitória, Azul, Cunha e Pandera.

Durante a mesma operação, a Polícia apreendeu duas armas de fogo uma pistola Macarov e uma Star ambas em estado funcional, e recuperou diversos bens roubados, entretanto restituídos aos legítimos proprietários.

As autoridades garantem que as acções de patrulhamento e repressão vão manter-se activas nos bairros periféricos de Menongue, onde se tem registado maior incidência de actos criminais.