0º C

16 : 05

Angola reforça transporte ferroviário com chegada de 100 novos vagões para dinamizar comércio com a RDC

A Lobito Atlantic Railway (LAR) recebeu esta Terça-feira o primeiro lote de 100 vagões porta-contentores destinados ao transporte ferroviário de mercadorias, com destaque para o cobre e o enxofre provenientes da República Democrática do Congo (RDC). A entrega insere-se no plano de modernização e expansão do Corredor do Lobito, uma das principais vias logísticas da África Austral.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

Fabricados pela China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), os vagões chegaram ao país a bordo de um navio da operadora COSCO. Esta entrega corresponde à primeira parte de uma encomenda de 275 unidades, que visam reforçar a capacidade de carga da LAR e responder à crescente procura de soluções logísticas eficientes no eixo Angola–RDC.

A LAR sublinha que os novos equipamentos serão imediatamente integrados nas operações ferroviárias, reforçando o transporte internacional de mercadorias e consolidando a posição de Angola como um centro estratégico de logística regional. A empresa destaca, ainda, que esta aquisição representa um passo importante na aposta pela dinamização do comércio transfronteiriço, modernização da infraestrutura ferroviária e melhoria da eficiência operacional ao longo do Corredor do Lobito.

A ligação ferroviária entre o porto do Lobito e a fronteira com a RDC é considerada essencial para o escoamento de minérios da região do Katanga, no sul congolês, um dos maiores centros de produção de cobre do mundo. Com esta expansão, Angola reforça o seu papel como plataforma logística de referência, com impacto directo no desenvolvimento económico da região.