0º C

18 : 59

Centro de Ciências de Luanda destaca tecnologias nas actividades desta semana

O Centro de Ciências de Luanda (CCL), agendou vários eventos, de caracteres científico e académico para marcar esta que é a terceira semana do mês de Janeiro de 2026, onde as tecnologias estão em destaque, durante as quais serão reflectidos vários assuntos.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

Na Terça-feira, 27 de Janeiro, das 14h30 às 16h00, terá lugar a palestra “A Digitalização e a Automação como Promotores de Mudança de Paradigma no Futuro do Trabalho”, dirigida a professores de todos os níveis de ensino, quadros da educação, investigadores e à comunidade académica.

 A sessão abordará, de forma prática e sustentada em dados, o impacto da digitalização e da automação na actividade económica, as novas exigências do mercado de trabalho e os desafios colocados às instituições de ensino na adequação das suas ofertas formativas à transição tecnológica.

Na Quarta-feira, 28 de Janeiro, o CCL promove duas sessões de oficinas educativas para grupos escolares, no espaço DOING, das 09h00 às 10h30 e das 11h00 às 12h30, após o acolhimento dos participantes.

Ainda a quarta-feira, de acordo com o programa geral da instituição, o CCL acolhe a conferência “Desenvolvimento Tecnológico: Desafios e Oportunidades para o Continente Africano”. O evento, que decorre das 18h00 às 19h30, terá lugar no Auditório do CCL e será conduzido pelo engenheiro e investigador Emanuel Zeferino. A iniciativa, de acesso gratuito e limitado à capacidade do espaço, abordará o percurso tecnológico global, analisando as suas implicações e os desafios específicos para África.

Também subordinadas ao tema “Da Imaginação à Forma–Impressão 3D”, as oficinas oferecem uma experiência prática orientada para a sensibilização dos estudantes para carreiras em engenharia, particularmente nas áreas de Mecânica e Produção.

As oficinas educativas prosseguem na Quinta-feira, 29 de Janeiro, mantendo o formato e horários. A actividade permitirá consolidar conhecimentos sobre a evolução e automação dos sistemas de produção, reforçando a aprendizagem através da experimentação e do contacto directo com tecnologias aplicadas à indústria.

No fim-de-semana, a programação abre-se ao público familiar. No Sábado, 31 de Janeiro, e no Domingo, 1 de Fevereiro, das 11h00 às 12h30, o espaço DOING acolhe oficinas educativas para famílias, subordinadas ao tema “Da Imaginação à Forma–Impressão 3D”.

As sessões proporcionam uma experiência conjunta entre adultos e crianças, promovendo o contacto com ferramentas de desenho assistido por computador, processos de automação e montagem manual, para despertar o interesse pela engenharia, estimular a criatividade e reforçar a compreensão dos processos tecnológicos. Com esta programação diversificada, o Centro de Ciência de Luanda reforça o seu compromisso de aproximar a ciência e a tecnologia da sociedade, por meio de parcerias com instituições e académicos de reconhecida trajectória nacional e internacional, promovendo experiências educativas de elevado impacto e fomentando a cultura científica e tecnológica em Angola.