0º C

07 : 06

Comboio para o novo aeroporto só regressa em 2026: obras de segurança adiam ligação ferroviária de Luanda ao AIAAN

A tão aguardada ligação ferroviária entre Luanda e o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) só voltará a funcionar no primeiro trimestre de 2026. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), que justificou o novo adiamento com as obras de reforço de segurança em curso ao longo da linha férrea.

Registro autoral da fotografia

Há 10 horas
2 minutos de leitura

Segundo o porta-voz do CFL, Augusto Osório, os trabalhos visam garantir a “máxima segurança” tanto dos passageiros como das populações que vivem ou circulam nas imediações da via. “De certeza que, em 2026, teremos o comboio de volta ao aeroporto. Acreditamos que será logo no primeiro trimestre do próximo ano”, assegurou o responsável, em declarações à agência Lusa.

As obras incluem a construção de um muro de vedação em toda a extensão da linha e de passagens superiores para peões, medidas que pretendem reduzir drasticamente os acidentes, atropelamentos e mortes que têm sido registados ao longo dos últimos anos.

O serviço de passageiros, suspenso desde 16 de Junho, deveria ter sido retomado em Setembro, mas o CFL decidiu prolongar a interrupção até estarem reunidas todas as condições de segurança necessárias.

Augusto Osório sublinhou que os trabalhos em curso também vão permitir maior fluidez na circulação ferroviária, eliminando obstáculos e melhorando o tráfego entre as estações.

O regresso do comboio ganha ainda mais relevância após a transportadora aérea nacional TAAG ter transferido, no domingo, todas as suas operações para o novo aeroporto. Com o AIAAN já a receber voos nacionais, regionais e internacionais, espera-se um aumento considerável da mobilidade de pessoas entre Luanda e o Icolo e Bengo — um movimento que o transporte ferroviário poderá ajudar a descongestionar.