0º C

01 : 54

Comissão valida candidaturas de Adalberto Costa Júnior e Rafael Savimbi

Está lançado o duelo pela presidência da UNITA. Adalberto Costa Júnior, actual líder do maior partido da oposição, e Rafael Massanga Savimbi, filho do fundador da organização, vão disputar a liderança no XIV Congresso Ordinário, marcado para os dias 28 a 30 de Novembro, em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

A comissão de mandatos anunciou esta sexta-feira a validação das duas únicas candidaturas, por cumprimento integral dos requisitos exigidos pelos estatutos do partido. Costa Júnior apresentou 165 assinaturas de membros da comissão política e 2180 de militantes das 21 províncias, ultrapassando o mínimo exigido de mil. Já Massanga Savimbi reuniu 124 assinaturas internas e 1375 de militantes em todo o país.

O acto de validação, realizado no complexo SOVSMO, em Viana, foi marcado por cânticos, aplausos e um ambiente de forte mobilização partidária. As mandatárias de ambos os candidatos, as deputadas Albertina Ngolo e Amélia Judith Ernesto, trocaram um simbólico abraço, num gesto que procurou transmitir unidade em torno do processo.

Segundo o coordenador do congresso, Álvaro Chikwamanga, a próxima etapa caberá à comissão eleitoral, responsável pelo sorteio da ordem dos candidatos no boletim de voto. “O congresso avança com espírito democrático e de respeito pelos nossos estatutos”, garantiu.

Para alguns dirigentes históricos, como Ernesto Mulato, o momento representa a vitalidade democrática da UNITA. “Não há divisões. Há diferenças de pensamento dentro de um mesmo projecto político, o que é natural numa organização madura”, afirmou.

A campanha interna arranca a 27 de Outubro e prolonga-se até 26 de Novembro. Sob o lema “Unidos pela Alternância, Estabilidade e Desenvolvimento”, o congresso promete definir o rumo político da UNITA e testar o peso das novas e antigas gerações no seio do partido.