0º C

19 : 56

INE começa a revelar o retrato demográfico do país e abre divulgação do Censo 2024 pelo Cunene

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início, esta quarta-feira, à divulgação faseada dos resultados provinciais do Censo Geral da População e Habitação 2024, com a província do Cunene a inaugurar a apresentação dos dados que traçam o novo mapa demográfico do país.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o calendário oficial do INE, a divulgação decorre de forma gradual até 26 de Fevereiro, estando prevista para esta quinta-feira a apresentação dos resultados da Huíla, seguindo-se o Namibe na sexta-feira. Após uma breve interrupção, os trabalhos retomam a 9 de Fevereiro, com a divulgação dos dados da Lunda Norte.

Na semana seguinte, o INE apresenta os resultados da Lunda Sul, Moxico e Moxico Leste, nos dias 10, 11 e 13 de Fevereiro, respectivamente, integrando também Benguela e Huambo no dia 11, e o Cuanza Sul a 13 de Fevereiro.

O cronograma prossegue com a divulgação dos dados do Cuanza Norte (16 de Fevereiro), Malanje (17), Uíge e Bengo (18), Zaire (19) e Icolo e Bengo (20), encerrando a semana com as províncias do Bié, Cubango e Cuando, cujos resultados serão apresentados entre os dias 23 e 26 de Fevereiro.

Cabinda e Luanda terão os seus resultados divulgados no mesmo dia, a 24 de Fevereiro, numa fase particularmente aguardada, tendo em conta o peso estratégico e populacional das duas províncias. Recorde-se que os resultados gerais do Censo 2024 foram tornados públicos a 20 de Novembro de 2025, após o recenseamento iniciado a 19 de Setembro de 2024.