0º C

02 : 55

João Lourenço convoca nova reunião do BP e bastidores apontam para possíveis mexidas no partido e no Governo

O Bureau Político do MPLA voltou a reunir-se esta terça-feira, sob orientação do Presidente do partido e da República, João Lourenço, numa convocatória inesperada que reforça o clima de expectativa em torno de eventuais decisões de peso na cúpula política.

Registro autoral da fotografia

Há 6 horas
2 minutos de leitura

À semelhança do encontro realizado no dia anterior, a direcção do MPLA manteve a agenda sob reserva. Ainda assim, fontes próximas do processo indicam que estão em análise possíveis alterações ao nível da direcção do partido, bem como eventuais ajustamentos na estrutura governativa.

Entre os dossiês em apreciação constam igualmente matérias ligadas ao processo orgânico do VIII Congresso da OMA, com destaque para a retirada da candidatura de Graciete Dombolo ao cargo de secretária-geral, um desenvolvimento que continua a agitar os bastidores políticos.

A reunião apanhou de surpresa vários membros do Bureau Político, tendo sido convocada com escassa antecedência, o que obrigou a uma reorganização imediata da agenda presidencial.

Em consequência, João Lourenço cancelou a deslocação à Zona Económica Especial, na província do Icolo e Bengo, onde estava prevista a inauguração de uma fábrica de montagem de automóveis, um acto inicialmente encarado como símbolo do reforço da industrialização nacional.

A cerimónia acabou por ser presidida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, por delegação do Chefe de Estado, enquanto em Luanda se intensificavam as atenções sobre as decisões que poderão emergir da nova reunião do órgão mais influente do MPLA.