0º C

22 : 49

João Lourenço intensifica diplomacia no Dubai com encontros ao mais alto nível

O Presidente da República, João Lourenço, protagonizou esta terça-feira uma ofensiva diplomática no Dubai, ao manter uma série de encontros estratégicos com líderes internacionais à margem da Cimeira Mundial de Governos, que decorre nos Emirados Árabes Unidos.

Registro autoral da fotografia

Há 9 horas
2 minutos de leitura

Entre as reuniões de destaque figura o encontro com o primeiro-ministro da Sérvia, Duro Macut, numa altura em que Angola e aquele país europeu aprofundam relações bilaterais em múltiplos domínios, segundo nota divulgada pelo Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA).

Ainda no mesmo dia, João Lourenço reuniu-se com o Presidente da Confederação Helvética, Guy Parmelin, encontro que reforçou o diálogo político entre Angola e a Suíça, num contexto internacional marcado por realinhamentos estratégicos e novas oportunidades de cooperação.

Na vertente multilateral, o Chefe de Estado, igualmente presidente em exercício da União Africana, manteve um encontro com a secretária-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, Shaikha Nasser Al Nuwais, centrado no desenvolvimento do sector turístico e no reforço da cooperação internacional.

De acordo com o Ministério do Turismo, a responsável da ONU-Turismo aproveitou a ocasião para agradecer pessoalmente o apoio decisivo de Angola à sua eleição, sublinhando o papel desempenhado pelo país na mobilização do voto africano no seio do Conselho Executivo da organização.

A governante iniciou funções em Janeiro último, com um mandato válido até 2030, período durante o qual Angola pretende reforçar a sua diplomacia económica e consolidar o turismo como eixo estratégico de desenvolvimento, apoiado pelo peso político conquistado no continente africano.