0º C

08 : 55

João Lourenço varre cúpulas: ENAPP e EPAL com novos dirigentes

João Lourenço voltou a mexer em dois sectores estratégicos do Estado, ao substituir dirigentes na ENAPP e renovar por completo o Conselho de Administração da EPAL.

Registro autoral da fotografia

Há 13 horas
2 minutos de leitura

O Presidente da República exonerou Édmio Flávio Macundy Fernando das funções de Administrador para a Área de Formação da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, tendo designado António Jorge Capemba para assumir o cargo. A decisão foi anunciada através de um comunicado divulgado esta sexta-feira.

As alterações mais profundas verificaram-se, porém, na Empresa Pública de Águas de Luanda, onde o Chefe de Estado afastou toda a equipa dirigente. Entre os exonerados encontram-se Adão Manuel da Silva, que presidia ao Conselho de Administração, bem como os administradores executivos Kelson Miguel Domingos, Enoch Francisco Lopes da Costa, Eva Dinamene Damião Fernandes da Costa e Kubikiladia Bernardete Garcia.

Foram igualmente dispensados os administradores não executivos Armando João, Celeste de Jesus Sequeira Bragança e Kavenamboteko Pedro Manvubo, encerrando assim um ciclo de gestão marcado por sucessivos desafios no sector da água.

Numa segunda decisão, João Lourenço procedeu à nomeação da nova equipa que passa a liderar a EPAL. Solange Góis assume agora a presidência do Conselho de Administração, acompanhada pelos administradores executivos Feliciano António Catiolo, Paulo Jorge Seixas Gonçalves, Hélia Pimentel e Hermenegildo da Silva Bango.

Integram ainda o órgão como administradores não executivos Albertino Barreiro Viegas Gomes e Nsulama Matadidi António, numa composição que sinaliza uma reestruturação profunda e uma tentativa de recuperar eficiência naquela que é uma das empresas públicas mais sensíveis para a vida dos cidadãos.