0º C

15 : 21

Luanda prepara-se para revolução nos transportes: Metro de Superfície sai do papel

O tão aguardado Metro de Superfície de Luanda vai finalmente sair do papel. O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, garantiu que a primeira pedra será lançada ainda este ano, assinalando um marco na modernização da mobilidade urbana da capital angolana.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

O governante, que falava durante um encontro empresarial Angola-França-Portugal, destacou que este projecto visa revolucionar o transporte público em Luanda, proporcionando uma alternativa eficiente ao congestionado tráfego rodoviário.

Paralelamente, o Ministério dos Transportes está a trabalhar na expansão da rede ferroviária nacional, incluindo a ligação férrea entre Angola e a Zâmbia, no âmbito do Corredor do Lobito. O investimento neste projecto, estimado em 4,5 mil milhões de dólares, será impulsionado pelo sector privado e deverá garantir 800 quilómetros de nova linha férrea.

No sector da aviação, Ricardo D’Abreu realçou os avanços na operacionalização do novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, cuja área comercial já tem mais de 56% dos espaços ocupados. Sublinhou ainda o papel estratégico do turismo e da logística na diversificação económica do país, apelando ao investimento de empresários portugueses e franceses.

O ministro reforçou que o progresso de Angola depende de um esforço conjunto entre o Governo e o sector privado. “A responsabilidade da diversificação da economia angolana não é apenas do Executivo, é também colectiva”, declarou.

PONTUAL, fonte credível de informação.