0º C

00 : 14

ONU destaca avanços de Angola no cumprimento da Agenda 2030

A coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, destacou esta quinta-feira os progressos registados pelo país na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apesar dos constrangimentos que persistem e do tempo limitado para alcançar as metas da Agenda 2030.

Registro autoral da fotografia

Há 4 horas
2 minutos de leitura

No final de uma audiência de despedida com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, a diplomata das Nações Unidas considerou que os cinco anos de missão em Angola foram marcados por resultados significativos no domínio do desenvolvimento sustentável. “Não é tempo suficiente para cumprir todos os objectivos, mas muito foi feito e há conquistas assinaláveis”, afirmou, sublinhando o “potencial” do país e elogiando o papel da liderança nacional.

Zahira Virani lembrou que Angola atravessou um longo período de conflito e que, hoje, o apoio das Nações Unidas está focado em consolidar a paz e em reforçar a capacidade do Estado para cumprir os compromissos assumidos a nível internacional. “É necessário redobrar esforços para garantir um desenvolvimento sustentável e equitativo, capaz de beneficiar toda a população”, acrescentou.

A responsável sublinhou ainda que as experiências de Angola em matéria de estabilidade e democracia podem servir de referência para outros países da região e do continente. Ao encerrar a sua missão, deixou uma nota de gratidão pela parceria mantida com o Governo, salientando que esta colaboração continuará a ser determinante para o futuro do país.

Angola é um dos 193 Estados-membros que subscreveram a Agenda 2030, um plano global de acção para erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos, através de 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.