0º C

17 : 28

Pela primeira vez: Adão de Almeida visita Secretariado da Assembleia Parlamentar da CPLP

O presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, visitou esta segunda-feira, 27 de Janeiro, o Secretariado Permanente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Registro autoral da fotografia

Há 22 horas
2 minutos de leitura

Durante a visita, o líder do parlamento angolano inteirou-se das condições de funcionamento da estrutura e dos principais desafios que se colocam à sua actividade, numa altura em que o Secretariado opera fora do perímetro do Palácio da Assembleia Nacional e atravessa uma fase de consolidação administrativa.

O deputado Virgílio de Fontes Pereira, presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Países de Língua Portuguesa, sublinhou o carácter histórico da deslocação, apontando como desafios centrais a necessidade de regularização do estatuto jurídico do Secretariado Permanente, dependente de alterações aos estatutos da CPLP, bem como limitações internas decorrentes da actual dependência administrativa e financeira da Assembleia Nacional.

Apesar desses constrangimentos, o parlamentar assegurou que o funcionamento da estrutura não se encontra comprometido, graças ao empenho da equipa técnica e à supervisão política do Grupo Nacional, garantindo a continuidade das actividades da Assembleia Parlamentar da CPLP.

Virgílio de Fontes Pereira destacou ainda que Angola vai acolher, ainda este ano, a Assembleia Parlamentar Intercalar da CPLP, encontro que reunirá os presidentes dos parlamentos dos Estados-membros e marcará o primeiro grande acto internacional de Adão de Almeida no âmbito da organização parlamentar da comunidade lusófona.

Segundo o deputado, o presidente da Assembleia Nacional demonstrou total abertura para apoiar o reforço do Secretariado Permanente, tendo transmitido orientações consideradas decisivas para a definição das prioridades da instituição, numa visita que contou igualmente com a presença de membros da direcção parlamentar e de responsáveis do Secretariado da CPLP.