0º C

19 : 05

Presidente cria comissão para organizar exéquias de Fernando da Piedade Dias dos Santos

O Presidente da República, João Lourenço, avançou de imediato com a criação de uma comissão especial para preparar as exéquias do antigo vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, “Nandó”, falecido esta quinta-feira, em Luanda, aos 73 anos, vítima de doença.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

A estrutura é coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, a quem cabe a definição do programa fúnebre e a garantia de todas as condições logísticas e protocolares para as cerimónias de despedida.

Segundo nota presidencial, integram ainda a comissão o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, a ministra de Estado para a Área Social, bem como os ministros da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, do Interior, da Administração do Território e das Relações Exteriores.

Fazem igualmente parte do grupo os ministros da Justiça e dos Direitos Humanos, das Finanças, da Saúde, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, além do governador de Luanda e do secretário-geral do Presidente da República.

Fernando da Piedade Dias dos Santos faleceu numa clínica da capital, após um mal-estar súbito na sua residência, deixando uma marca profunda na história política recente do país, onde desempenhou funções de elevada responsabilidade.

Figura destacada do MPLA, “Nandó” presidiu à Assembleia Nacional até 2022 e ocupou vários cargos de relevo no Estado, motivando uma onda de consternação no seio político, governamental e académico, que reconhece o seu percurso e legado.