0º C

13 : 40

Presidente nomeia quatro novos juízes conselheiros

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou esta quarta-feira quatro novos juízes conselheiros para o Tribunal de Contas, reforçando a composição da mais alta instância responsável pela fiscalização das finanças públicas.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

De acordo com uma nota do Secretariado de Comunicação Institucional e Imprensa da Presidência da República (CIPRA), as nomeações resultam do concurso curricular para o provimento de quatro vagas disponíveis naquela instituição, que desempenha um papel central no controlo da legalidade e transparência da gestão do erário público.

Foram designados para o cargo Evaristo José Solano, João Carlos de Castro Paiva, Carlos Luís Miguel António e Fernando de Almeida Gomes, todos com trajectos reconhecidos na magistratura e na área das finanças públicas.

A decisão presidencial seguiu-se à homologação, a 29 de Outubro de 2025, da avaliação final feita pela Comissão de Júri do concurso, durante uma sessão extraordinária do Conselho Superior da Magistratura Judicial, que validou o processo de selecção.

Com estas nomeações, o Tribunal de Contas passa a contar com novos quadros numa fase em que o país tem reforçado as políticas de prestação de contas e combate à má gestão dos recursos públicos, uma das prioridades assumidas pelo Executivo.