0º C

17 : 08

RANKING INTERNACIONAL: Angola longe de cumprir objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Ranking internacional de 2024 coloca Angola na posição 155 entre 167 nações, revelando um cenário alarmante para o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

O mais recente relatório internacional sobre o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) coloca Angola na preocupante 155ª posição entre 167 países. O estudo, intitulado “Os ODS e a Cimeira do Futuro da ONU, Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2024”, foi produzido pela organização independente Sustainable Development Solutions Network (SDSN).

Entre os 17 ODS definidos pela ONU, Angola obtém resultados muito satisfatórios apenas em dois: Acção Climática e Produção e Consumo Sustentáveis. Com menos de seis anos para cumprir as metas da Agenda 2030, o país enfrenta grandes desafios em 84% das metas previstas, com progressos limitados ou mesmo reversões em várias áreas essenciais.

O relatório destaca que Angola exportou apenas 51,2 milhões USD em produtos PRODESI no primeiro semestre de 2024, um valor irrisório que representa apenas 0,3% do total das exportações angolanas. Este cenário reflete a dificuldade do país em diversificar a economia e reduzir a dependência das importações de bens de consumo.

Entre os 17 ODS, Angola alcançou totalmente apenas 24 dos 100 sub-indicadores. O país enfrenta desafios significativos em 16 metas e deve superar enormes desafios em 52. No geral, Angola acumulou 51,9 pontos numa escala de 0 a 100.

“Alguns países estão a fazer mais e, em alguns sectores, dificilmente vamos conseguir atingir aquelas metas”, afirmou Vladimir Russo, conhecido ambientalista angolano. Russo defende que o cumprimento dos ODS deve começar internamente, de forma pragmática e alinhada com os planos nacionais e provinciais já em implementação.

O relatório da SDSN coloca a Finlândia no topo do ranking global, com 86,4 pontos, seguida pela Suécia e Dinamarca. O primeiro país africano na classificação é a Tunísia, em 60º lugar, e as Ilhas Maurícias são o melhor classificado da região da SADC, na 73ª posição.

Angola continua a enfrentar enormes desafios no caminho para cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A necessidade de uma transformação estrutural e de adaptação das metas globais a objectivos mais realistas é urgente para que o país possa alcançar um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

PONTUAL, fonte credível de informação.