0º C

08 : 15

Reabertura do Complexo Desportivo Mohammed V em Casablanca após sofrer reformas

O Complexo Desportivo Mohammed V, estádio emblemático da cidade de Casablanca, no Reino de Marrocos, reabriu suas portas no sábado, 12 de abril de 2025, após um ano de reformas, com o clássico entre Wydad e Raja pela 26ª Liga “Botola Pro”.

Registro autoral da fotografia

Há 6 dias
2 minutos de leitura

A obra, que começou em março de 2024 e terminou em março de 2025, consistiu, segundo dados da Agência Nacional de Equipamentos Públicos (ANEP), na substituição de 45 mil poltronas, modernização da galeria de imprensa, sistema de som, videovigilância e controlo de acesso.

Também envolveram o desenvolvimento de 4 balneários e salas de aquecimento, a substituição do relvado (híbrido, de última geração), o reparo da pista de atletismo, a modernização da iluminação e a substituição dos telões publicitários.

A obra incluiu ainda a construção de um edifício para regulação e separação total dos diferentes fluxos, o desenvolvimento da nova rampa de acesso para os ônibus dos jogadores, do estacionamento VIP e do complexo de TV. Do lado de fora do estádio, o trabalho consistiu em repavimentar os passeios e áreas verdes, melhorar a iluminação externa, consertar a cerca e modernizar o anexo. O projeto de remodelação deste edifício faz parte do programa de modernização dos estádios marroquinos em antecipação à organização dos próximos grandes eventos desportivos no Reino (preparativos para sediar o CAN 2025 e o Mundial de Futebol 2030). Esta política, que visa atender aos padrões internacionais exigidos pela FIFA e pela CAF, consolida a posição do Reino como um polo desportivo continental, regional e global.

O Complexo Desportivo Mohammed V em Casablanca é um dos muitos projectos, visto que Marrocos continuará a investir fortemente em infraestrutura desportiva, incluindo: o Estádio Hassan II em Benslimane, a reconstrução do Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah em Rabat, a extensão e modernização do Grand Stade de Tangier, a reabilitação dos principais estádios em Fez, Marrakech e Agadir, e a reconstrução do estádio Al Barid e do estádio Príncipe Héritier Moulay El Hassan em Rabat.