0º C

01 : 22

Acidente com elevador em Portugal: autoridades confirmam nacionalidades das 16 vítimas mortais

As autoridades portuguesas confirmaram este domingo as nacionalidades das 16 pessoas que perderam a vida no acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa. A Proteção Civil corrigiu, entretanto, o balanço provisório que apontava para 17 vítimas mortais.

Registro autoral da fotografia

Há 17 horas
2 minutos de leitura

Entre os falecidos estão cinco cidadãos portugueses, três britânicos, dois canadianos, dois sul-coreanos, um suíço, um ucraniano, um norte-americano e um francês. Dez pessoas permanecem hospitalizadas, sete das quais em estado considerado grave.

A carruagem que descarrilou na calçada da Glória foi removida e levada para o Estabelecimento Prisional de Tires, onde peritos concluíram já os primeiros exames técnicos. O relatório preliminar sobre as causas do acidente deverá ser divulgado dentro de 45 dias.

De acordo com a imprensa portuguesa, as investigações centram-se nas condições de manutenção do ascensor, cuja utilização disparou nos últimos anos devido ao aumento do turismo, sem que o reforço da manutenção tivesse acompanhado essa procura.

O Elevador da Glória, em funcionamento desde 1885, percorre 275 metros em cerca de três minutos, ligando a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, sendo não apenas um meio de transporte urbano, mas também uma das atrações turísticas mais procuradas da capital portuguesa.