0º C

21 : 31

Após anos de espera: Professores ganham acesso à promoção de carreira em todo o país

O sector da Educação abriu um concurso público interno de âmbito nacional que permite a promoção de professores do Ensino Primário e Secundário, aproveitando vagas disponíveis no fundo salarial do Estado, numa medida aguardada há vários anos pela classe docente.

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

O procedimento resulta da existência de vagas no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), o que viabiliza a ascensão de docentes aos lugares existentes no quadro de pessoal do sector, segundo um despacho oficial.

De acordo com o Despacho n.º 50/2026, de 18 de Fevereiro, assinado pela ministra da Educação, Érica de Carvalho, o concurso decorre entre 23 de Fevereiro e 13 de Março, reservando 15 dias para a apresentação das candidaturas.

O documento determina que o concurso de ingresso interno e de acesso decorra em simultâneo nas 21 províncias, destinando-se a professores com mais de cinco anos de efectivo serviço e igual período de permanência na mesma categoria, desde que existam condições técnicas e humanas para a sua execução.

Entre os requisitos essenciais consta a elevação do nível académico ao longo da carreira, critério que permite aos candidatos ascender à categoria imediatamente superior dentro da mesma carreira docente, reforçando o mérito profissional.

O Ministério da Educação (Ministério da Educação de Angola) esclarece ainda que o concurso pode realizar-se de forma presencial ou online, exigindo avaliação de desempenho positiva durante cinco anos consecutivos, com classificação mínima de “Bom”, além de disciplina profissional e cumprimento das tarefas complementares previstas na lei.