0º C

20 : 42

Universidade Agostinho Neto retira diplomas a recém-formados por plágio

A Universidade Agostinho Neto (UAN) anulou os diplomas e certificados de Licenciatura de três recém-formados do curso de Farmácia do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA), após confirmar a utilização de plágio nas monografias de conclusão do curso.

Registro autoral da fotografia

Há 7 horas
2 minutos de leitura

De acordo com uma circular interna, os estudantes recorreram a métodos fraudulentos na elaboração dos trabalhos académicos, prática que levou a Reitoria a invalidar o grau académico atribuído, numa decisão que reforça o combate à desonestidade intelectual no ensino superior.

Confrontados com as evidências, os implicados acabaram por admitir que os trabalhos apresentados continham conteúdos plagiados, facto que precipitou a abertura do processo administrativo e a consequente anulação dos diplomas.

Apesar da medida dura, a Reitoria da UAN orientou a direcção do ISCISA a conceder uma nova oportunidade aos estudantes, autorizando-os a redigir e submeter novas monografias, desta vez em conformidade com as normas académicas.

A decisão de anular os graus de Licenciatura foi tomada em Junho de 2025, enquanto o despacho que permite a reapresentação dos trabalhos data de 29 de Dezembro do mesmo ano, segundo o documento consultado.