0º C

15 : 34

Assaltavam com armas, agrediam e vendiam carros: SIC «desbarata» gangue em Luanda

Quatro indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa envolvida no roubo de viaturas com recurso à violência foram detidos esta semana pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda. O grupo actuava principalmente na zona da Engevia, onde abordava as vítimas sob ameaça de arma de fogo, agredia-as e abandonava-as em locais ermos.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

A operação policial, realizada nas imediações do canal do Kikuxi, permitiu a detenção de quatro dos sete elementos do grupo, com idades compreendidas entre os 28 e os 46 anos. Durante a intervenção, foram recuperadas duas viaturas – um Hyundai i20 e um Ford, cujos modelos não foram especificados – além da apreensão de duas armas de fogo usadas nos assaltos.

Segundo informações citadas pelo jornal O País, os assaltantes actuavam de forma organizada e violenta, tendo infligido agressões físicas aos proprietários antes de se apoderarem dos veículos. Posteriormente, os automóveis eram comercializados no mercado informal por montantes que variavam entre um e nove milhões de kwanzas.

As autoridades continuam em diligências para localizar os restantes membros da quadrilha e determinar a extensão dos crimes cometidos. O SIC não avançou, para já, mais detalhes sobre a rede de receptação envolvida na revenda das viaturas roubadas.