0º C

22 : 36

Sequestro, agressões e tentativa de homicídio: empresário chinês cai nas mãos do SIC

Um empresário chinês foi detido em Malanje por suspeitas de ter ordenado o sequestro e a agressão brutal de um trabalhador angolano, num caso ocorrido em 2022 e que deixou a vítima com sequelas permanentes.

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Malanje confirmou a detenção, no domingo, 8 de Fevereiro, de Huang Yunfeng, de 68 anos, proprietário e presidente do conselho de administração da Fazenda Luck-Man, no município do Cahombo, mediante mandado emitido pelo Ministério Público.

Segundo as autoridades, o caso remonta a 2022 e teve como vítima Domingos Vieira Nzage, então com 42 anos, funcionário de uma empresa de segurança que prestava serviços na referida unidade agrícola. O trabalhador foi acusado por colegas de um alegado furto de frutas, situação que terá desencadeado a reacção do empresário.

A investigação aponta que Huang Yunfeng terá ordenado o sequestro do funcionário, que foi levado para o interior da fazenda, onde sofreu agressões físicas graves, foi amarrado e introduzido num saco, antes de ser transportado até à margem de um rio.

No local, de acordo com o SIC, foi-lhe injectada uma substância ainda não identificada e dada ordem para que fosse lançado ao rio, acto que não chegou a concretizar-se, tendo a vítima sido abandonada em estado crítico.

Como consequência das agressões, o cidadão desenvolveu graves problemas de saúde, incluindo perda do olfato e do paladar, infecções cutâneas e paralisia dos membros inferiores, o que resultou na perda do emprego. O suspeito esteve em fuga desde a denúncia apresentada na altura e será agora encaminhado ao Ministério Público para os trâmites legais.