0º C

22 : 13

Ataque rebelde no leste da RDC faz pelo menos 60 mortos

Pelo menos 60 pessoas foram mortas na noite de segunda-feira, em Ntoyo, província do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC), num ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas (FDA), grupo rebelde ligado ao Estado Islâmico.

Registro autoral da fotografia

Há 23 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o administrador local do território de Lubero, coronel Alain Kiwewa, o ataque ocorreu durante um funeral e poderá ter provocado ainda mais vítimas. “O balanço final será divulgado mais tarde”, declarou à agência Associated Press (AP).

A violência junta-se a uma longa sequência de ofensivas das FDA, também conhecidas como Forças Armadas de Uganda (ADF), que actuam entre a RDC e a fronteira com o Uganda. Só em Julho, dois ataques de grande escala atribuídos ao mesmo grupo resultaram em dezenas de mortos: pelo menos 34 pessoas morreram num ataque a uma igreja em Komanda e 66 perderam a vida em Irumu, ambos na província vizinha de Ituri.

O leste da RDC tem sido palco de violência persistente, marcada pela presença de múltiplos grupos armados e por uma crise humanitária que se agrava com o aumento das ofensivas contra civis.