0º C

04 : 07

BNA aponta quebra acentuada no saldo da conta corrente do país

O saldo da conta corrente de Angola fixou-se em 294 milhões de dólares no segundo trimestre de 2025, uma redução de 45,4% em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco Nacional de Angola (BNA). O valor corresponde a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB).

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

De acordo com a nota de informação estatística do banco central, a quebra resulta sobretudo da descida de 8,6% na conta de bens e do agravamento do défice das transferências correntes e dos rendimentos primários, que recuaram 90,7% e 0,5%, respetivamente. Em sentido contrário, verificou-se uma melhoria de 9,6% no saldo deficitário da conta de serviços.

No mesmo período, a conta de capital e financeira registou um superavit de 239 milhões de dólares, revertendo o défice de 955 milhões de dólares observado entre janeiro e março. Esta evolução foi sustentada pelo desempenho positivo dos fluxos líquidos de investimento direto.

Apesar da melhoria neste indicador, a posição líquida do investimento internacional agravou-se em 639 milhões de dólares, refletindo o aumento dos passivos com não residentes.

Já as reservas internacionais líquidas atingiram 15.661 milhões de dólares no final de junho, garantindo uma cobertura de 8,8 meses de importações de bens e serviços, de acordo com os cálculos do BNA.