0º C

02 : 22

BNA injeta mais de160 milhões de dólares para responder à procura sazonal de divisas

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou uma intervenção pontual no mercado cambial, disponibilizando 162,7 milhões de dólares norte-americanos para mitigar a pressão sazonal sobre a procura de moeda estrangeira, verificada habitualmente nos meses de Julho e Agosto.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

A operação, comunicada esta Terça-feira através do portal oficial do banco central, visa garantir maior fluidez nas transacções cambiais, assegurando resposta célere às solicitações de divisas por parte de clientes particulares e companhias aéreas, segmentos que tradicionalmente registam um aumento de demanda nesta fase do ano.

Do montante total, 61,1 milhões de dólares e 10,7 milhões de euros foram atribuídos a operações solicitadas por cidadãos particulares. Já para as companhias aéreas que operam em Angola, foram alocados 90,9 milhões de dólares.

A instituição justifica a medida com a intensificação da procura por viagens ao exterior e com a necessidade de honrar compromissos internacionais por parte das transportadoras aéreas. O BNA considera que a injecção extraordinária de divisas contribuirá para reforçar a capacidade dos bancos comerciais em responder de forma eficaz às solicitações dos seus clientes, prevenindo constrangimentos operacionais e atenuando oscilações cambiais.

A actuação do regulador insere-se na estratégia de manutenção da estabilidade do mercado cambial, procurando evitar pressões sobre a taxa de câmbio e a consequente desvalorização do kwanza, em cenário de eventual escassez de moeda estrangeira.